Nesta quarta-feira (23/9), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) apresentou um balanço da pandemia em Minas Gerais, com dados atualizados da covid-19. O chefe de gabinete da pasta, João Pinho, destacou, mais uma vez, a importância da prevenção para controlar a taxa de transmissão da doença.
“Estamos vivendo um novo momento. Passamos pelo início da pandemia, depois o veio crescimento e agora estamos vendo essa estabilização com viés de queda no número de casos. Porém, não devemos mudar o nosso comportamento em relação à prevenção. É muito importante mantermos as medidas até alcançarmos um patamar bem mais baixo na taxa de transmissão”, reforçou João Pinho.
Até o momento, foram confirmados 276.314 casos em Minas Gerais. Estão em acompanhamento 26.983 pessoas e 242.434 já se recuperaram da doença. Nas últimas 24h, foram confirmadas 133 mortes, totalizando 6.897 óbitos. Dentre estes casos estão registros represados, como explicou o chefe de gabinete da SES-MG.
“Além das notificações de final de semana, que naturalmente chegam com um pouco mais de atraso, há também registros de até 20 dias atrás. Por isso, o correto é avaliar sempre a data de ocorrência do óbito, assim teremos um panorama mais claro do cenário da pandemia”, frisou João Pinho.
Medicamento em Casa
Durante a coletiva, o chefe de gabinete da SES-MG também anunciou que o Projeto Medicamento em Casa continuará sendo executado, contando agora com recursos próprios. Em cinco meses, cerca de 7 mil pacientes, em 12 municípios mineiros, foram beneficiados. A iniciativa foi implementada com doações de recursos financeiros da empresa de mobilidade urbana 99.
O projeto atende, atualmente, pacientes das Farmácias de Minas das regionais de Saúde de Juiz de Fora, Pouso Alegre, Coronel Fabriciano, Belo Horizonte, Divinópolis, Teófilo Otoni e Uberlândia. A SES-MG conta com o apoio da Defesa Civil do Estado, que colabora com a expertise em ações humanitárias emergenciais.
Fonte: Agência Minas