Mostras culturais da Secretaria de Educação têm última semana para inscrições

O prazo para inscrições à 12ª edição da “Mostra Estudantil de Arte” e a “16ª Mostra Professor Também faz Arte” termina no domingo, 27. Estes eventos culturais fazem parte do Programa Arte/Educação da Rede Municipal, desenvolvido pela Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

Os trabalhos dos professores/artistas e dos alunos das escolas municipais sempre ocuparam, durante outubro, espaços como os centros culturais “Bernardo Mascarenhas” e Pró-Música, os teatros Solar e “Paschoal Carlos Magno” e o Museu “Mariano Procópio”, dentre outros. No entanto, este ano as mostras acontecerão de forma virtual. A crise mundial provocada pela covid-19 acarretou alterações nas rotinas e, dentre outras tantas, a suspensão das aulas presenciais. Diante disso, a proposta deste ano para as exposições dos estudantes e professores é a apresentação de processos com registros digitais em fotos ou vídeos, que capturem momentos de trabalho dos alunos nas escolas municipais, em aulas (de arte, dança, literatura, música ou teatro e contação de histórias), que aconteceram entre 2009 e 2019, e as criações dos professores, de forma virtual, com exposição de fotografias e vídeos na plataforma Flickr.

“Mostra Estudantil de Arte”

Com o tema “Processos”, a “12ª Mostra Estudantil de Arte” objetiva reunir e divulgar instantes de pesquisa e de criação artística, vivenciados pelos alunos, sob orientação de professores. Além disso, diante da situação de distanciamento social, a exposição virtual será forma de conectar toda a comunidade escolar de Juiz de Fora e o público em geral, por meio dessas memórias, que caracterizam o trabalho contínuo de arte/educação da Rede Municipal.

Informações sobre a mostra estudantil podem ser obtidas através do e-mail mostraestudantildearte@gmail.com. O edital, a ficha única de inscrição e a autorização de uso de imagem estão disponíveis no link.

“Mostra Professor Também faz Arte”

Em sua 16ª edição de celebração da docência por meio da arte, a “Mostra Professor Também faz Arte” busca valorizar os saberes e os fazeres artísticos dos professores de arte, e possibilitar diálogos entre eles – os produtores dos trabalhos expostos – e a comunidade de modo geral.

Com o tema “Arte Para (Re)Pensar o Mundo”, a exposição virtual de trabalhos (fotos ou vídeos) se destina a reunir produções inéditas de professores/artistas e artistas/professores, e estão abertas para docentes de arte de todo o país. Podem se inscrever profissionais da educação não formal (escolas livres) ou formal (educação básica ou superior, das redes pública e particular), das diversas áreas do conhecimento.

Fonte: Assessoria

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.