Comitê Covid-19: Parque da Lajinha será reaberto e Juiz de Fora permanece na Onda Amarela

Durante reunião realizada na quinta-feira (17), o Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19, junto com participação do prefeito Antônio Almas (PSDB), determinou a reabertura do Parque da Lajinha para este sábado (19). O local não recebe público desde o início da pandemia. Na última semana, governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), autorizou acesso a equipamentos culturais e ambientais em municípios categorizados na “onda amarela”. 

Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur), o local irá funcionar de terça-feira a domingo, somente no horário entre 8h00 e 12h00. Além disso, só será permitida presença de 100 pessoas simultaneamente. Dentre as medidas estipuladas, estão inclusas: uso obrigatório de máscara; aferição de temperatura na portaria do parque; estão vetados qualquer tipo de evento, piqueniques, e ensaios fotográficos; estacionamento limitado a 22 vagas no interno e a sete vagas no externo, onde estão localizadas as vagas para pessoas com deficiência e idosos; parquinhos infantis e os aparelhos de ginástica ficarão fechados; a fila para entrada deverá respeitar a distância mínima de dois metros entre as pessoas, respeitando as sinalizações de distanciamento no chão; a utilização dos bebedouros será permitida somente com garrafas ou copos, sendo proibido o uso do jato diretamente na boca.

Todo o trabalho de fiscalização e controle do acesso ao local, será feito pelos servidores do parque, juntamente com a Guarda Municipal Ambiental.

O colegiado vetou abertura do Parque do Museu Mariano Procópio e também do Parque Halfeld. Conforme o Comitê, não seria possível controlar o fluxo de pessoas que circularem pelo Parque Halfeld. Enquanto que no caso do museu, demandaria um esforço operacional das autoridades públicas considerado inviável em um primeiro momento

Permanência na “Onda Amarela”

Os membros do Comitê decidiram manter Juiz de Fora na “Onda Amarela”, do programa “Minas Consciente”, alegando que a média de casos confirmados de Coronavírus no município, aumentou em aproximadamente 70%, dentro do período entre 9 e 17 deste mês. A análise do caso foi feita após o Governo do estado permitir que a microrregião de Juiz de Fora/Lima Duarte/São João Nepomuceno/Bicas, pudesse avançar para a “Onda Verde”, que é a etapa menos restritiva do “Minas Consciente”.

Retomada do self-service

O encontro vetou também a retomada do serviço de self-service, nos bares e restaurantes do município. O grupo determinou que os respectivos estabelecimentos devem continuar com os moldes estabelecidos nos Decretos.   

Veto às aulas presenciais no Colégio Militar

Na quarta-feira (16), o Colégio Militar de Juiz de Fora, emitiu um comunicado oficial, anunciando a retomada das aulas presenciais, a partir desta segunda-feira (21). Todo o planejamento de retomada dos trabalhos presenciais junto com os protocolos sanitários, foi feito junto com a Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA), responsável pela coordenação, controle e supervisão das atividades dos Colégios Militares (CM), embasada nas orientações dos Ministérios da Defesa, da Educação e da Saúde, do Comando do Exército e do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx).

Diante deste cenário, o Comitê vetou o retorno das aulas, mesmo com as medidas estipuladas pelo CMJF. Além disso, o prefeito Antônio Almas, diz que as normas previstas em Decreto, valem para todas as escolas das redes públicas municipal, estadual e federal, bem como às escolas da rede privada de ensino.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.