A comissão disciplinar da Liga de Futebol Profissional da França (LFP), decidiu em reunião realizada na quarta-feira (16), aplicar punição de dois jogos de suspensão para o atacante brasileiro Neymar, do Paris Saint-Germain, por conta de sua expulsão durante o clássico contra Olympique de Marselha. Naquela ocasião, o atleta agrediu com um soco no pescoço do zagueiro espanhol Álvaro González, que teria proferido palavras de cunho racista contra Neymar.
Entretanto, a LFP anunciou que vai abrir investigações para apurar o caso envolvendo os dois jogadores e também analisar se González fez ofensas racistas. Além da suspensão, Neymar também foi punido com um terceiro jogo com sursis, ou seja: o brasileiro só será excluído da respectiva partida, caso se envolva em qualquer problema disciplinar, pelos próximos 10 jogos organizados pela Liga.
Durante o clássico, o atacante chegou a relatar ao árbitro da partida sobre possíveis ofensas e que teria sido chamado de “macaco” em espanhol. Logo após o apito final, fez desabafo para as câmeras de transmissão, depois de receber cartão vermelho por desferir um soco contra o próprio González.
O camisa 10 relata ainda que se arrepende de “não ter dado na cara” do adversário. Inclusive, o jogador espanhol postou uma foto em suas redes sociais, ao lado de jogadores negros do Olympique, afirmando que durante toda sua carreira futebolística, nunca se envolveu em episódios racistas.
Possível ofensa homofóbica
E a confusão não para por aí, conforme o presidente da comissão disciplinar, Sébastien Deneux, as investigações irão fazer análise aprofundada das imagens de transmissão da partida, as quais mostram a discussão entre Neymar e González. Em entrevista para a imprensa francesa, Deneux diz que não descarta uma nova investigação, sobre possível ofensa homofóbica feita pelo brasileiro.
Punições aplicadas a outros jogadores do PSG
A LFP determinou o lateral-esquerdo Kurzawa, recebeu gancho de seis jogos de suspensão pela briga com o lateral Amavi, que pegou três partidas. O volante argentino Leandro Paredes, ficará de fora de dois jogos e com mais um de sursis, também por conta da confusão no jogo contra o Olympique. No lado adversário, o atacante argentino Darío Benedetto, também foi punido e a pena é de um jogo de suspensão.
Outro atleta que pode entrar pra lista é o meia Ángel Di Maria, que mesmo não ter participado da confusão, pode ser investigado por ter cuspido em Álvaro González. A próxima reunião da comissão disciplinar da liga será na quarta-feira da semana que vem.