Antônio Almas visita obras nas UBSs dos bairros Santa Rita e Progresso

O prefeito Antônio Almas, o secretário de Saúde, Rodrigo Almeida, e a subsecretária de Atenção à Saúde, Maria Aparecida Baeta Guimarães, iniciaram visitas às unidades básicas de Saúde (UBSs) que estão sendo reformadas. Nesta terça-feira (15), eles foram aos bairros Santa Rita e Progresso, cujas obras beneficiarão pelo menos 20 mil pessoas. Durante as visitas, Antônio Almas avaliou a importância dessas reformas, prevendo “melhoria na qualidade do serviço e na estrutura para acolher a comunidade e os servidores”. De acordo com o prefeito, “a cidade que queremos só acontece se trabalharmos para isso. E é isso que eu vejo. Só conseguimos manter a Administração pelo trabalho de cada um dos servidores”.

Na UBS do Bairro Progresso, o telhado, com concepção de calhas internas, está sendo trocado pelo de chapas galvanizadas, com calhas externas, o que facilitará a limpeza. As salas de vacinas e de curativos foram redimensionadas, a copa e a recepção ampliadas e mais um sanitário foi criado para servidores. A supervisora Lybia Moratório Fernandes disse que as melhorias são ainda mais valorizadas quando lembra que “os servidores passam mais tempo na UBS do que em casa, e que a qualidade do atendimento ao público será ampliada”. A troca do telhado dará fim às infiltrações que mofaram ambientes.

O arquiteto Clóvis Robert, gerente do Departamento de Gestão de Infraestrutura Física da Saúde, da Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), calculou que 90% dos trabalhos já foram realizados no Bairro Progresso. Segundo ele, a obra passa por ajustes finais, dependendo ainda de algumas intervenções no telhado e detalhes do acabamento, além da instalação de barreira infectológica na recepção. Perto de 15 mil pessoas da comunidade e quatro bairros serão beneficiados.

A prioridade na UBS do Bairro Santa Rita é o conforto ambiental, com melhoria do fluxo de trabalho. Todo o telhado será substituído, e terá calhas externas, as infiltrações serão corrigidas, as salas de vacina e de espera ampliadas e mais um consultório construído. A supervisora Daniele de Carvalho Benedito Mendes disse que a ampliação e a revitalização vão melhorar o dia a dia dos profissionais e da comunidade atendida, calculada em torno de cinco mil pessoas. Cerca de 60% dos trabalhos já foram executados Uma vez concluída, a reforma contribuirá para expansão da UBS, que passará a receber pacientes de outros bairros, além dos de Santa Rita.

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.