Visando a comemoração de seu GP de número 1000 na F1, a Ferrari lançou nesta quarta-feira (9), a pintura especial de cor vermelha mais escura, que será usada neste fim de semana no GP da Toscana em Mugello na Itália. A nova aparência é uma alusão ao primeiro carro utilizado pela escuderia italiana, antes mesmo da criação da principal categoria do automobilismo mundial. O modelo foi pilotado por Piero Ferrari, filho do lendário fundador e Comendador Enzo Ferrari morto em 1988.
Além disso, será a primeira prova da temporada a contar com a presença do público, porém a organização adota todas as medidas de prevenção ao Coronavírus.
Durante apresentação do carro, Piero fala sobre a singela homenagem que será feita durante o fim de semana de Grande Prêmio, na pista de propriedade da equipe italiana:
“O 1000º Grand Prix da Scuderia Ferrari é um marco muito importante, portanto, teve de ser marcado de uma maneira especial. É por isso que decidimos executar uma pintura única nos carros para este evento, com os SF1000 indo para a pista no circuito de Mugello na cor da Borgonha visto pela primeira vez no 125S, o primeiro carro de corrida a levar o nome Ferrari”.
Até mesmo a numeração de Sebastian Vettel (5) e Charles Leclerc (16), terá mudanças em seu estilo. A nova tipografia remete ao modelo utilizado nos primórdios da escuderia italiana no automobilismo mundial:
“Até mesmo a aparência dos números de corrida nos carros de Charles e Sebastian refletirá a tradição do passado, dando a impressão de serem pintados à mão na carroceria, enquanto os trajes de corrida dos pilotos também combinam com a cor do carro. É uma homenagem às nossas origens: ao nosso ponto de partida para a incrível história da Ferrari, caracterizada por um desejo sem fim de competir”.
Quanto à expectativa em correr pela primeira vez em Mugello, Sebastian Vettel fala sobre a futura experiência de estar presente no GP comemorativo da escuderia e fala sobre as características do circuito:
“É uma grande honra pilotar uma Ferrari naquele que é o 1000º Grande Prêmio. Será ainda mais um prazer comemorar este aniversário no Circuito de Mugello e também porque, pela primeira vez nesta temporada, alguns espectadores poderão entrar nas arquibancadas.É uma pista muito boa e super técnica com mudanças de gradiente e curvas muito exigentes. A pista deve se adequar melhor ao nosso carro, então esperamos poder entregar algo que agrade aos tifosi, tanto em casa quanto no circuito.”
Já Charles Leclerc também avalia o traçado italiano e fala sobre sua expectativa para a corrida:
“Mal posso esperar para estar na pista de Mugello com a Ferrari. O circuito é realmente lindo e, além disso, estamos comemorando o 1000º GP da nossa equipe na F1. Também estou feliz haver milhares de fãs nas arquibancadas. A pista tem uma reta muito longa, mas não é super rápida como as duas últimas em que corremos e por isso deve ser um pouco mais adequada ao nosso carro. Será importante aproveitar ao máximo o tempo disponível da pista, pois nós não temos dados para começar. Esperamos dar um show para as pessoas que estão em casa e para as arquibancadas e também voltar a somar bons pontos no campeonato”.