Comitê de Prevenção à Covid-19 aprova funcionamento de bares e feiras livres

O Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19, se reuniu nessa quinta-feira (27) e foi aprovado o funcionamento de bares e feiras livres da Avenida Brasil e da Praça Antônio Carlos em Juiz de Fora. O novo Decreto assinado pelo prefeito Antônio Almas (PSDB), deve entrar em vigor neste sábado (29).

Na reunião ordinária, foi estabelecido que os bares poderão funcionar nos mesmos moldes dos restaurantes, com horários estabelecidos para receber clientes para consumo interno, das 11h às 15h e das 18h até às 22h. Até então, os estabelecimentos atuavam de forma limitada, com entrega em domicílio ou retirada em balcão. Além disso, não serão permitidas atrações no local e demais medidas serão detalhadas no Decreto a ser publicado.

Inclusive, o Comitê liberou também a prática de esportes individuais e em escolas de futebol, porém com restrição dos treinos táticos e também foi vetado o uso dos vestiários.

No início deste mês, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) determinou a retomadas dos serviços de salão de beleza e atividades de estética, comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo, papelaria, lojas de livros, discos e revistas, lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados e artigos de viagem, design e decoração de interiores, atividades fotográficas e similares, atividades profissionais científicas e técnicas, lojas de departamentos, lojas de brinquedos e floricultura.

Evento em sistema de ´Drive-in`

O Comitê aprovou a liberação de eventos em sistema de ´drive in`, cujo projeto foi apresentado pelo Juiz de Fora e Região Convention & Visitors Bureau. A princípio o protocolo  será adotado para normatizar os eventos, uma vez que é considerado novidade para o público.

Avanço no Minas Consciente

O Governo do Estado de Minas Gerais, deve anunciar na próxima semana, o avanço do município para a “Onda Verde” do Programa Minas Consciente, no qual prevê a retomada de praticamente todos os serviços, exceto para escolas. Quanto aos clubes recreativos, casas de festas e buffets, devem contar com um protocolo especial para tais estabelecimentos.

Entre as regras estabelecidas para reabertura de estabelecimentos do setor esportivo, por exemplo, estão limitação de um usuário a cada 10m²; horário agendado para prática dos exercícios; fechamento e limpeza completa da academia a cada duas horas; disponibilização de profissionais para higienização de equipamentos, após cada utilização; instalação de termômetro na porta, para aferir temperatura dos usuários; posicionamento de equipamentos de forma que permita a distância mínima de três metros entre os praticantes; e aplicação dos demais protocolos sanitários vigentes. A cartilha com todas as orientações estará disponível ainda nesta sexta-feira, no site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

“Precisamos que tanto os estabelecimentos quanto os usuários se comprometam com a segurança, para não acontecer igual em outras cidades, que têm efeito ioiô (quando abre, aumenta os casos da doença, e é obrigado a fechar novamente). Não teremos nenhum pudor de tomar atitudes mais restritivas, se os índices sanitários e epidemiológicos piorarem”, enfatizou Almas.

As atividades esportivas e de recreação e lazer, cujos protocolos estão estabelecidos no programa “Minas Consciente”, foram liberadas, exceto a locação de campo ou quadra de futebol. Como não há protocolo para a abertura de clubes, a Prefeitura publicará decreto com as regras de funcionamento do setor.

Horário do comércio

Lojas de rua podem funcionar de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h, e sábado, das 9 às 13h. As galerias comerciais da região central estão liberadas para funcionamento das 9 às 18h (de segunda a sexta) e das 9 às 16 horas (aos sábados) e os shoppings podem funcionar diariamente de 12 às 20h. Academias que funcionam dentro de shoppings devem obedecer ao horário de funcionamento do mesmo. As demais podem estabelecer horário próprio para funcionar.

Internatos retomam dia 1º de setembro

Estudantes da área da saúde estavam questionando sobre a volta dos internatos, que são atividades presenciais de estágio. A partir do dia 1º de setembro, alunos dos cursos de medicina, farmácia, enfermagem e fisioterapia das faculdades particulares, que estejam cursando o último ano do curso, poderão voltar às atividades. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) depende do Conselho Superior (Consu) para autorizar a volta dessas atividades. Neste primeiro momento, a atuação deverá ser cumprida em 54 unidades básicas de Saúde (UBSs). Esse estágio é voluntário e supervisionado.

 

         

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.