A votação que define a situação dos funcionários de Transporte Coletivo Urbano (TCU) de Juiz de Fora, será feita na manhã desta quarta-feira (26), após a categoria não chegar a um consenso nas duas assembleias realizadas nesta terça-feira (25), em meio ao oitavo dia de greve. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário (Sinttro), os votos serão coletados nas empresas a partir das 8h.
Os trabalhadores reivindicam por conta de redução das cestas básicas e também do corte de 50% dos salários, além do não pagamento do mês de julho.
Crise nas empresas de ônibus
Por conta da pandemia do novo Coronavírus, as empresas de ônibus do município têm dívidas de R$ 7 milhões desde o mês de março, conforme a Astransp. Segundo informações dos consórcios, desde outubro de 2019, o número de passageiros pagantes ultrapassou a marca de 7 milhões. Já em março e abril deste ano, o número caiu para 4,9 e 2,2 milhões respectivamente.
Diante disso, as empresas alegam que a queda de usuários nos ônibus gerou desequilíbrio financeiro e no contrato de recessão. Além disso, os representantes já se reuniram com a Prefeitura de Juiz de Fora, para negociar reequilíbrio financeiro dos contratos de concessão do transporte.