O viaduto que está sendo erguido na Avenida Francisco Bernardino, fazendo ligação com Avenida Brasil, será denominado “Helio Fádel Araujo”, homenageando, assim, o arquiteto que muito contribuiu para a construção civil na cidade. A lei com esta nomeação foi aprovada em 21 de julho, no dia em que o homenageado completaria 90 anos.
Fádel Araujo transformou a arquitetura de Juiz de Fora, sendo um dos maiores acervos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), na cidade. “No dia de seu falecimento, ele completava 60 anos como arquiteto. Desde pequeno, sempre nos dizia que viver depois dos 60 era lucro, e ele teve esse tempo como arquiteto”, relembrou o engenheiro Rogério Adum Araújo, filho de Hélio, que, na manhã desta sexta-feira, 21, foi conhecer a construção da estrutura, acompanhado pelo secretário de Obras, Amaury Couri. “A obra é maravilhosa, e vai melhorar muito o tráfego na região, inclusive promovendo a revitalização dessa área”, destacou o engenheiro, durante a visita.
Helio Fádel formou em 1955 pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Em 1957 veio para Juiz de Fora, tendo participação efetiva no desenvolvimento da cidade. Foi chefe do Segundo Distrito de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais, secretário de Planejamento e Urbanismo na Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), presidente da Comissão Municipal de Uso do Solo, professor e arquiteto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e prefeito da Cidade Universitária.
Fonte: Assessoria