Com amplo domínio em todo o fim de semana, o inglês Lewis Hamilton da Mercedes, não teve problemas e venceu com tranquilidade o GP da Espanha, sexta etapa da temporada 2020 da F1. Em uma prova monótona, o atual hexacampeão do mundo liderou desde a largada até a bandeirada e conquistou sua vitória de número 88 na carreira estando a três de igualar os 91 triunfos do heptacampeão Michael Schumacher.
Única ameaça ao domínio do inglês em Barcelona, foi o holandês Max Verstappen, que apesar dos problemas com desgaste dos pneus, levou sua Red Bull ao segundo lugar no pódio, seguido pelo finlandês Valtteri Bottas em 3º com a Mercedes.
Completaram a zona de pontuação da quarta à décima colocações, respectivamente, Lance Stroll (Racing Point), Sergio Pérez (Racing Point), Carlos Sainz Jr. (McLaren), Sebastian Vettel (Ferrari), Alexander Albon (RBR), Pierre Gasly (AlphaTauri) e Lando Norris (McLaren). A prova teve apenas um abandono, de Charles Leclerc, que rodou após o motor cortar de repente na chicane.
Na classificação do campeonato, Hamilton manteve a liderança com 132 pontos. Max Verstappen permanece na vice-liderança, agora com 95 pontos e Valtteri Bottas é o terceiro com 89. Já na tabela de construtores, a Mercedes lidera com 221 pontos, Red Bull é a vice-líder com 135 e a Racing Point é a terceira colocada com 63 pontos. A próxima etapa da F1 será no dia 30 deste mês, em Spa-Francorchamps na Bélgica.