Prefeitura participa de live em parceria com “Protocolo JF” e “Dados do Bem”

Nesta sexta-feira, 14, o prefeito Antônio Almas, o secretário de Saúde, Rodrigo Almeida, e o adjunto, Clorivaldo Rocha Corrêa, participaram de transmissão ao vivo, na página do facebook da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), sobre os primeiros 40 dias do projeto “Protocolo JF”. Também estiveram presentes no encontro virtual o idealizador do projeto, Sérgio Bara, Igor Leite e Nelson Soares, representantes do “Dados do Bem”, o secretário de Estado de Saúde de Minas, Carlos Eduardo Amaral, e seu adjunto, Marcelo Cabral.

Em sua fala, o prefeito Antônio Almas fez questão de agradecer a todos os servidores que atuam nos serviços de saúde, pelo empenho em garantir assistência adequada aos cidadãos que precisam de atendimento. E completou: “Juiz de Fora conseguiu avançar nesse período de isolamento. Ampliamos em cerca de 70% o número de leitos de UTIs públicos na cidade”.

De acordo com Bara, o projeto “Protocolo JF” surgiu de adaptação do modelo utilizado na Coreia do Sul para o enfrentamento à covid-19. Em Juiz de Fora, a ideia foi capitaneada pela iniciativa privada, que investiu recursos para viabilizar a oferta de testes RT-PCR para a população. Igor Leite explicou que os interessados em realizar os testes devem baixar o aplicativo (app) do “Dados do Bem”, e preencher ficha de autoavaliação. Os algoritmos da plataforma verificam, com base nas informações prestadas, se o usuário é candidato “potencial” a ser “covid positivo”. Caso seja, o cidadão recebe código no celular e data e horário quando deverá comparecer a uma das tendas do projeto, para coleta de amostra. O resultado do exame também pode ser visualizado via app.

Rodrigo Almeida apontou que a iniciativa fortalece as ações de enfrentamento realizadas pelo Poder Público, uma vez que amplia a testagem no Município: “Juiz de Fora tem hoje um Centro de Vigilância em Saúde que consegue monitorar esses dados em tempo real. Isso é importante, porque, dessa forma, conseguimos acessar todos que testaram positivo e fazer o primeiro contato de monitoramento”.

Seguindo o mesmo raciocínio, Clorivaldo Corrêa avaliou que a iniciativa permite mais pessoas sendo testadas. Isso porque os protocolos da Fundação “Ezequiel Dias” (Funed) e demais instituições não preconizam, até o momento, testes gratuitos para toda a população: “É oportunidade de os cidadãos que não se encaixam nos grupos pré-estabelecidos realizarem à testagem”.

O secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, considerou que Minas vive momento importante no enfrentamento à pandemia, e que toda parceria é bem-vinda e traz benefícios. Para ele, o estado teve seu período de estruturação da rede de saúde, aumentando o número de leitos de unidades de tratamento intensivo (UTIs). E, consolidando as palavras do prefeito, afirmou: “Juiz de Fora fez isso muito bem”.

De acordo com os números compilados pelo “Dados do Bem”, até o momento foram coletados 1.250 amostras, sendo 1.045 negativas, 204 positivas e um resultado inconclusivo.

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.