Começa nesta terça-feira, 11, o cadastro de pessoas interessadas em participar da edição de agosto do projeto “Redemoinho – Diálogos que Transformam”. A roda de conversa, promovida pela Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa), por meio da Biblioteca Municipal “Murilo Mendes”, será no dia 22, às 16 horas, com o tema “Folclore: Cultura Popular é Cultura?”. Esse é o terceiro encontro virtual do “Redemoinho”, realizado por meio do aplicativo Meet, que pode ser baixado gratuitamente. Os interessados devem se inscrever no link até as 12 horas do dia do encontro.
O cadastro prévio é parte do protocolo de segurança adotado pela Funalfa, para evitar invasões como a registrada em junho, quando um ataque racista e fascista provocou a interrupção da roda de conversa sobre igualdade racial. O tema voltou a ser debatido na semana seguinte.
Em agosto, quando o projeto completa um ano de lançamento, o tema está ligado ao “Dia do Folclore”, 22, e busca desconstruir o preconceito contra o conhecimento popular, muitas vezes visto como sinônimo de cultura desprovida de valor, sem lastro científico ou elaboração intelectual.
“Etimologicamente, a palavra folclore é a junção de dois termos: ´folk`, que significa povo, e ´lore`, sinônimo de sabedoria ou aprendizado. Então, chamamos de folclore a sabedoria popular”, explicou a jornalista Thais Pífano, funcionária da Biblioteca Municipal e produtora do projeto: “Queremos debater as culturas populares e discutir o que legitima uma manifestação com o cultura”.
Fonte: Assessoria