Guarda promove descontaminação contra coronavírus em 12 locais diferentes

A equipe da Guarda Municipal (GM), treinada para o serviço de descontaminação operacional, vem atendendo diversos setores públicos na cidade. Além do trabalho realizado toda semana na sede da corporação, 12 outros locais já foram beneficiados com a profilaxia química. Entre eles a unidade do Corpo de Bombeiros da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), a Câmara Municipal, as secretarias de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur) e de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) e a Vigilância em Saúde. Somam-se a estes o trabalho feito em conjunto com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), na Delegacia de Polícia Civil, no Colégio Tiradentes, nas unidades do Hospital Universitário Santa Catariana e Dom Orione e no Hospital de Pronto Socorro (HPS). Nesta sexta-feira, 7, a sede do Procon também foi higienizada.

O processo de descontaminação busca reforçar a prevenção da ocorrência da covid-19 em Juiz de Fora, reduzindo a carga biológica em locais de amplo trânsito de profissionais. O trabalho é feito com aplicação de solução à base de quaternário de amônio, composto utilizado com eficiência na limpeza de áreas hospitalares. Pulverizado com ajuda de bomba atomizadora, o produto se espalha na forma de névoa no ar. Ao cair, as pequenas partículas, aumentam o potencial de penetrabilidade e de ação da substância. De modo que a possível existência do vírus nos locais higienizados é reduzida.

Os servidores da GM foram treinados, por profissionais do Exército, para realização da atividade de apoio ao enfrentamento da pandemia de coronavírus. Desde a capacitação, em abril, o trabalho de descontaminação vem sendo realizado pela equipe, na busca de contribuir para o controle da disseminação vírus em nossa cidade. A ação é executada sob condição de fornecimento de insumos para a sua realização e agendamento junto ao comando da Guarda Municipal.

Todo o trabalho atende os protocolos de segurança para os integrantes da GM envolvidos na ação. Macacões, capas, luvas e máscaras são equipamentos de proteção individual obrigatórios. Além do manuseio cuidadoso durante o processo de limpeza, a equipe mantém condutas metódicas quanto à própria descontaminação de vestuário e instrumentais após a atividade.

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.