A Comissão de Enfrentamento à COVID-19 da Câmara se reuniu nessa terça-feira (4), com o secretário de Governo e Comunicação, Ricardo Miranda, para discutir os protocolos de início da Onda Amarela (faixa intermediária) na próxima quinta (6). Entre os pontos discutidos pelos vereadores membros da Comissão, Marlon Siqueira (PP) e Sargento Mello Casal (PTB), estavam a atualização anual das escolas de vigias e vigilantes, as feiras noturna e da Avenida Brasil, e a participação com voto da Comissão da Câmara no Comitê Municipal. Estão previstas para esta semana a retomada de atividades comerciais, tais como lojas de materiais esportivos e eletrônicos, floriculturas, autoescolas, livrarias, papelarias e salões de beleza. O Comitê conta com 11 membros com poder de voto e está com reunião marcada para a próxima quinta-feira (6).
De acordo com o secretário de Governo, Ricardo Miranda, a Onda Amarela prevê a reabertura de drive in e drive through, que contam com regulamentação própria; bares; restaurantes; e salões de beleza. Ricardo destacou que os salões têm um rígido protocolo nacional, criado pela própria categoria, com ações de higienização, desinfecção e tempo entre os atendimentos. Com relação às igrejas, o secretário acredita que sejam reabertas com capacidade máxima de 30% de público. “A abertura de várias atividades vai propiciar mais deslocamento das pessoas, mas há uma margem de absorção sem colapsar o sistema”, afirmou. Não serão contempladas ainda para reabertura e funcionamento atividades esportivas e recreativas; escolas; academias; as feiras noturna e da Avenida Brasil; e eventos.
A Comissão, que conta com os vereadores Marlon Siqueira, Sargento Mello Casal, Kennedy Ribeiro (PV) e Zé Márcio – Garotinho (PV), terá voz e voto no Comitê Municipal. Marlon enfatiza que já receberam documentos e pedidos de reabertura que serão protocolados para estarem na pauta da próxima reunião. Sobre a reabertura, Mello Casal defendeu que haja “rigor na fiscalização para evitar que muitos paguem pelo erro de poucos”. Ele lembrou também que “os primeiros dias da nova Onda serão fundamentais porque as pessoas estarão se readaptando”. Marlon se preocupou com a abertura no mesmo final de semana do dia dos pais, pela necessidade de mais fiscalização. Sobre esse ponto, Ricardo explicou que as guardas Municipal e de Trânsito atuam como fiscais em parceria com a Secretaria Municipal de Atividades Urbanas (Semaur).
Vereadores e secretários discutiram ainda ações para manutenção do distanciamento social. Ricardo explicou que a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) tem estudos sobre fluxo para elaboração de campanha educativa sobre os melhores horários do transporte para cada setor. “A preocupação é determinar os horários para separar os setores e evitar uso massivo do transporte ao mesmo tempo”. Questionado sobre os atendimentos ao público, Ricardo respondeu que o Espaço Cidadão continuará com atendimento por agendamento, que pode ser realizado por 9 canais de telefone e aplicativo de mensagem.
Fonte: Assessoria