Vereadores participam da negociação entre sindicato dos professores e Prefeitura para manutenção de contratos da categoria

Durante a Reunião Ordinária de quarta-feira (15), os representantes dos professores do magistério municipal participaram das discussões com vereadores para apresentarem o acordo feito com o Poder Executivo. Pela negociação, que contou com a participação do vereador e presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, Juraci Scheffer (PT), a Prefeitura não irá mais suspender os contratos dos professores e fará o pagamento normal do mês de julho. Em uma mensagem enviada ao Poder Legislativo no final de junho, um projeto de lei suspendia os contratos dos professores. Na ocasião, os vereadores aprovaram o PL com emendas que obrigavam o município a arcar com pagamento de auxílio de R$ 1.445 aos professores, além de firmarem a garantia de retorno do contrato em agosto. Nesta manhã, representantes dos professores, governo e vereadores acordaram que as emendas dos vereadores serão vetadas, e os contratos não serão suspensos. Representante do sindicato, Roberto Calan, salientou o desgaste desnecessário, mas enfatizou que as discussões e trabalhos dos vereadores garantiram a desistência do Executivo de suspender os contratos.

De acordo com Juraci Scheffer, presente na reunião representando os parlamentares para evitar aglomeração, há um acordo para que as emendas apresentadas pelos vereadores sejam vetadas, mas o governo municipal se comprometeu com o pagamento dos vencimentos e recomposição das aulas, que será realizada em diálogo com o sindicato. Um dos vereadores também a frente das negociações e presidente da Comissão de Educação, Júlio Obama Jr. (PODE), lembrou que o projeto não precisaria passar pelos vereadores, mas ao passar foram apresentadas emendas que pudessem garantir a remuneração dos profissionais da educação. Ele lembrou que as discussões sobre os contratos trazem à luz os debates necessários à realização de concurso para o magistério.

Calan ressaltou o reconhecimento do trabalho dos vereadores que “desde o começo se sensibilizaram com a situação angustiantes dos professores, e acolheram as demandas apresentadas”. Ele lembra que os vereadores aprovaram de forma unânime duas emendas ao projeto que possibilitaram garantir renda aos professores contratados com a suspensão do contrato. “Hoje, chegamos em um ponto comum em que a Prefeitura prorroga nossos contratos incluído o mês de julho, o que dá tranquilidade para que todos professores, secretários, diretores e coordenadores pedagógicos possam continuar com seus trabalhos”. A também professora e representante do sindicato, Lúcia Lacerda, lembrou que a manutenção plena da renda foi possível “graças ao empenho de cada um dos vereadores, que tiveram sensibilidade de ouvir as reivindicações”.

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.