Juiz de Fora avança para a Onda Branca do Programa Minas Consciente

O  secretário estadual de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, anunciou o avanço do município de Juiz de Fora para a Onda Branca do Programa Minas Consciente. A mudança já foi publicada no Diário Oficial do Governo de Minas Gerais e a nova medida com restrições, estará em vigor a partir deste sábado (18), no entanto a medida ainda pode ser revista pelo presidente do Comitê Extraordinário Covid-19.

O anúncio foi feito pelo próprio secretário, através de um vídeo publicado na noite de quarta-feira (15), no qual ele diz que a decisão foi tomada, após uma reunião que abordou sobre a reavaliação do Minas Consciente, onde foi avaliado que a macrorregião Sudeste se esforçou no trabalho do isolamento social:

“Identificamos que a região Sudeste poderá progredir para a Onda Branca. Eu gostaria de enfatizar o esforço que todos fizeram, com o isolamento adequado e com a redução dos índices. Eu peço novamente que mesmo progredindo na Onda Branca, mantenhamos o isolamento adequado, o máximo uso de máscaras e distanciamento”.

Além disso, outros 93 municípios que compõe a macrorregião de Saúde Sudeste poderão avançar para a onda branca. A chamada Onda Branca, abrange atividades de baixo risco, dentre elas estão: antiguidades e objetos de arte; artigos esportivos e jogos eletrônicos; produtos agrícolas, plantas e floriculturas; móveis, tecidos e afins; centros de formação de condutores; atividades jurídicas; atividades de contabilidade, consultoria e auditoria contábil e tributária; atividades de consultoria em gestão empresarial e serviços de escritório e apoio administrativo.

Além de Juiz de Fora, outros 52 municípios aderiram ao Minas Consciente: Além Paraíba, Andrelândia, Arantina, Argirita, Astolfo Dultra, Belmiro Braga, Bicas, Bocaina de Minas, Bom Jardim de Minas, Brás Pires, Caparaó, Cataguases, Chiador, Coronel Pacheco, Descoberto, Divinésia, Dona Eusébia, Ervália, Estrela Dalva, Guarani, Guidoval, Guiricema, Itamarati de Minas, Laranjal, Leopoldina, Maripá de Minas, Matias Barbosa, Muriaé, Olaria, Orizânia, Palma, Pedra Bonita, Pequeri, Piau, Pirapetinga, Piraúba, Recreio, Rio Novo, Rio Pomba, Rochedo de Minas, Rosário de Limeira, Santa Rita de Jacutinga, Santana de Cataguases, Santo Antônio do Aventureiro, Santos Dumont, São Geraldo, São João Nepomuceno, Silveirânia, Tabuleiro, Tocantins, Visconde do Rio Branco e Ubá.

Programa Minas Consciente

O programa Minas Consciente, entrou em vigor no dia 30 de abril, cujo objetivo é setorizar as atividades econômicas em quatro “ondas” (onda verde – serviços essenciais; onda branca – baixo risco; onda amarela – médio risco; onda vermelha – alto risco), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.