Governador de SP, João Doria anuncia volta do Campeonato Paulista para o dia 22 de julho

O Governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (8), o retorno do Campeonato Paulista para o dia 22 deste mês. Os jogos não poderão receber torcedores e só serão realizados em cidades que estão na fase amarela do Plano São Paulo de enfrentamento ao coronavírus.

O anúncio foi feito sob a presença do presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, e pelo ex-volante Mauro Silva, um dos vice-presidentes da entidade.

Durante a coletiva de imprensa, João Doria diz que foi feito um protocolo que previa a retomada do futebol no estado e o mesmo foi aprovado pelo Comitê de Saúde junto a FPF:

“Nosso Comitê de Saúde aprovou em conjunto com a Federação Paulista de Futebol o novo protocolo de retomada do Campeonato Paulista. Quero registrar que a FPF agiu de forma correta e plena, atendendo integralmente às recomendações do Centro de Contingência da COVID-19. Ainda que sem a presença de torcida, todos poderão assistir pela televisão e torcer para seus clubes”.

Já o presidente da FPF diz que está em conversas com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), sobre a questão do calendário, uma vez que o Campeonato Brasileiro retorna na primeira semana de agosto:

“Vamos achar o melhor caminho, a melhor forma. Esse assunto vai ser tratado quando definirmos os dois finalistas. Depende de quem estiver na final”

Segundo João Doria, os jogos só poderão ocorrer em cidades que estejam na fase amarela do chamado Plano São Paulo, que determina a reabertura das regiões em meio à pandemia do novo coronavírus. É o caso, no momento, apenas da capital e de parte da Região Metropolitana – as sub-regiões Sudoeste e Sudeste, onde ficam municípios como Santo André, São Caetano e Diadema.

Protocolo

Dentre as exigências estipuladas pelo Centro de Contingência do Coronavírus, está testagem de todas as pessoas envolvidas em cada partida. Se qualquer atleta ou profissional testar positivo, haverá o afastamento imediato da pessoa infectada e a reavaliação clínica de todos os demais com quem houve contato direto.

Além disso, haverá limitação de acesso de profissionais – incluindo atletas, comissões técnicas, corpo médico, equipes de arbitragem, funcionários operacionais, seguranças e jornalistas – em todas as partidas. O uso de máscaras será obrigatório, com exceção de jogadores e arbitragem durante os jogos.

Também estão previstas medidas referentes ao distanciamento social nos estádios e nas dependências como vestiários, cabines de imprensa e campo de jogo:

“Em nenhum momento faltou atenção, diálogo ou harmonia entre o futebol de São Paulo e as autoridades do Estado. O futebol de São Paulo vai continuar respeitando vidas e cumprindo rigorosamente os protocolos aprovados pelos médicos”, disse o Presidente da FPF, Reinaldo Bastos.

Reuniões com os clubes

Em nota oficial, a FPF anunciou que haverá reuniões com os clubes participantes da primeira e segunda divisão do Campeonato Paulista:

“Foi convocado para esta quinta-feira, 11h, novo Conselho Técnico da competição com todos os clubes participantes para definir detalhes da retomada.

Na próxima terça-feira (14), também 11h, a FPF realizará reunião com os representantes do Campeonato Paulista Série A2 para discutir os próximos passos para o retorno da competição”.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.