Na quarta-feira (2), o grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) apresentou o quarto boletim semanal, referente aos casos confirmados de Coronavírus no município. Os dados apontam queda da taxa de crescimento dos casos confirmados, mas segundo os pesquisadores, a curva continua crescendo devido ao aumento de casos no município.
O primeiro levantamento feito pelos pesquisadores foi no dia 12 de maio, no qual os casos confirmados apresentaram taxa de crescimento de 8% ao dia. No segundo, de 19 de maio, este número havia caído para 4,2%; o terceiro, do dia 26 de maio, apresentou uma taxa de 3,8%. O boletim mais atual mostra uma taxa de crescimento de 2,8%.
Segundo um dos pesquisadores, Fernando Colugnati, os dados levantados apontam queda na velocidade da curva referente aos casos confirmados, mas o cenário foi o mesmo em relação ao último boletim:
“Verificamos uma queda na velocidade da curva, de praticamente um ponto percentual, mas isso não refletiu uma mudança nas previsões. Não há muitas novidades nesta semana, além do reajuste das previsões, que no entanto não diferem das anteriores em termos dos intervalos de predição apresentados, que representam as incertezas nas estimativas”.
Número de casos confirmados e isolamento social
Conforme os dados levantados pelos pesquisadores, a previsão de casos confirmados para o dia 8 de junho em Juiz de Fora, foi reajustada de 719 para 754. Além disso, a previsão pode chegar a 874 casos no dia 16.
A pesquisa mostra também que o isolamento social continua em queda do período de 15 de abril a 25 de maio.
Boletim epidemiológico
Segundo o boletim epidemiológico divulgado na quinta-feira (4), pela Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o município tem 700 casos confirmados, 38 mortes e 5.070 suspeitos.