Durante a operação batida policial, a Polícia Militar (PM) realizava patrulhamento no Bairro Vila Esperança II (Região Noroeste), com o intuito de combater o tráfico de drogas no local e no final da operação entrou em confronto com infratores no local. No início da operação, as Guarnições receberam denúncia de um tráfico de drogas e com informações em mãos, compareceram ao local de abordagem. Logo em seguida, os policiais perceberam que os autores, com idade entre 20 e 23 anos, estavam parados em via pública, os quais fugiram para o interior de uma residência e teriam arremessado uma sacola plástica para outra casa vizinha.
Os autores tentaram novamente fugir da guarnição policial, mas foram alcançados e presos em flagrante. Dando prosseguimento às diligências, a PM encontrou a referida sacola plástica e em seu interior foi encontrado um revolver calibre 32 carregado com seis munições intactas e com numeração raspada, quatro pinos de cocaína, nove tabletes de maconha e a quantia de R$35,00 reais em dinheiro. Os policiais consultaram o sistema e foi constatado que dois autores tinham mandado de prisão em aberto. Os autores foram presos em flagrante delito e conduzidos a Delegacia, juntamente com os materiais apreendidos.
Apos a prisão dos suspeitos e no instante em que os policiais saiam do local, depararam com as vias públicas interditadas com a queima de vários objetos que impediam a passagem de pessoas e veículos nestes locais. Com a chegada dos militares próximo as barreiras, um grupo começou a arremessar pedras e garrafas de vidro na direção dos militares, que para conter a agressão, foi necessário a utilização de instrumentos de menor potencial de letalidade, para dispersar os manifestantes. O Corpo de Bombeiros esteve presente no local e obteve êxito em controlar o incêndio. Nenhum policial militar ou bombeiro militar se feriu durante a atuação.