A Polícia Militar (PM) realizava um patrulhamento pelo Bairro Furtado de Menezes (Região Leste), quando recebeu denúncia de populares sobre dois automóveis e três indivíduos em atitude suspeita, em um estacionamento de supermercado.
Com informações em mãos, os policiais foram até o local e se depararam com os três suspeitos, dois homens de 35 e 38 anos e um jovem de 21, dentro do veículo descrito na denúncia. Instantes depois os policiais pediram para que os envolvidos saíssem do veículo e iniciaram rastreamento, no entanto, nada de ilícito foi encontrado. Logo em seguida, realizaram buscas no outro veículo descrito e foram encontrados uma pistola calibre 9mm e um carregador vazio, escondidos debaixo do console.
O dono do veículo em que os materiais foram encontrados, foi questionado pelos policiais e o mesmo relatou que ele e seu comparsa ganhariam R$100 se levassem o jovem de 21 anos, que estava com eles, para vender a referida arma no estacionamento do supermercado.
Dando sequência às diligências, a PM se deslocou até a residência de um dos autores e ao chegar no local, a esposa do autor percebeu a chegada da guarnição, correu para dentro do imóvel e jogou duas armas de fogo pela janela, que posteriormente seriam encontradas no telhado da casa do vizinho.
Ao ser questionada sobre o ato, a infratora afirmou ter se livrado de tais materiais mas não informou sobre o verdadeiro dono. Após o ato, os policiais iniciaram varredura pelo local e encontraram os materiais arremessados pela autora: uma pistola calibre 9mm com seletor de rajada, podendo ser transformada em submetralhadora, um carregador com 31 munições 9mm e um carregador com 4 munições do mesmo calibre, um revólver calibre 38 e uma embalagem de plástico contendo 5 munições calibre 38 intactas.
Diante dos fatos os quatro autores, incluindo a esposa de um deles, foram presos em flagrante delito e encaminhados para a Delegacia, junto com os materiais apreendidos, para devidas providências. Os veículos descritos na denúncia foram removidos pelo reboque.