Adeus a uma lenda, morre ex-técnico Valdir Espinosa

Morreu nessa quinta-feira (27), no Rio de Janeiro, o ex-técnico de futebol Valdir Espinosa. Ele estava internado para realizar uma cirurgia no abdômen no último dia (17), mas três dias depois, teve que retornar ao hospital e não se recuperou da operação. Valdir Espinosa ocupava o cargo de Gerente de Futebol do Botafogo. O velório será realizado no Salão Nobre da sede do clube alvinegro.

Valdir Espinosa nasceu em Porto Alegre e iniciou sua carreira de jogador pelo Grêmio. Teve passagens por outros clubes como: CSA de Alagoas, Esportivo, Caxias do Sul e Vitória. Encerrou sua carreira como jogador em 1978 e no ano seguinte se tornou treinador.

Um de seus trabalhos mais marcantes foi pelo Grêmio, o qual levou o tricolor gaúcho aos títulos da Libertadores e Mundial de 1983. Em 1989 virou técnico do Botafogo e levou o alvinegro ao título carioca, colocando fim ao tabu de 20 anos sem conquistar o campeonato estadual. 

Além de Grêmio e Botafogo, Espinosa também foi técnico de outras equipes nacionais. Destaque para Athletico-PR, Atlético-MG, Ceará, Corinthians, Coritiba, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Palmeiras, Portuguesa, Santa Cruz, Vasco da Gama e Vitória.

 

Nota do Grêmio

 

O tricolor gaúcho publicou em seu site oficial uma nota de pesar em homenagem ao ex-técnico: 

 

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense informa, com imenso pesar, o falecimento de Valdir Espinosa, um dos maiores técnicos de sua história. Sob o comando de Espinosa o Grêmio abriu as portas do continente e do mundo ao Rio Grande do Sul, conquistando a Copa Libertadores da América e o Mundial de Clubes em 1983.

Valdir Espinosa retornou ao Grêmio em 2016, como Coordenador Técnico e participou da conquista do pentacampeonato da Copa do Brasil. Atualmente exercia o cargo de Gerente Técnico do Botafogo.

 

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense se solidariza com toda a família Espinosa, amigos e torcida nesse momento de dor”.

 

Nota do Botafogo

Clube de maior identificação de Valdir Espinosa, o Botafogo também emitiu um comunicado em seu site oficial para homenagear seu ex-treinador e Gerente de Futebol:

“É com muita dor e imenso pesar que o Botafogo de Futebol e Regatas comunica o falecimento do Professor Valdir Espinosa, aos 72 anos. Comandante do título Carioca em 1989, Espinosa exercia a função de Gerente Técnico desde dezembro de 2019.

Muito querido no Clube por torcedores e por quem conviveu com ele no dia a dia, Espinosa vai fazer muita falta. Sua liderança, exemplo e ensinamentos seguirão no Botafogo como legado dessa figura tão representativa na história do Clube.

O Presidente Nelson Mufarrej decretou luto oficial de três dias. Em sinal de respeito por este grande profissional, O pavihão alvinegro de General Severiano encontra-se a meio-mastro”.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.