Representantes do IBGE buscam apoio na Câmara para gratuidade de transporte dos recenseadores durante Censo 2020

Em busca do apoio do Poder Legislativo para conseguir a gratuidade do transporte público para os recenseadores do Censo 2020, representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reuniram-se com os vereadores Wanderson Castelar (PT) e Luiz Otávio Coelho Fernandes – Pardal (PTC), presidente da Casa. Além da mediação com a prefeitura para a concessão do benefício aos profissionais, também foram pleiteadas a cessão de um espaço, no prédio da Câmara, para funcionar como ponto de apoio na coleta de informações, e auxílio na divulgação do processo seletivo de recenseadores. Para potencializar a divulgação da contratação de  novos recenseadores e as orientações para a população com relação ao Censo, será proposta uma Tribuna Livre com representante do IBGE, ainda sem data definida.

De acordo com a coordenadora do Censo em Juiz de Fora, Ana Cândida Gontijo Paiva, há ao todo 591 profissionais que irão percorrer todos os bairros da cidade, sendo 520 recenseadores e 71 supervisores. “Nós viemos pedir apoio para a gratuidade e também um suporte logístico, porque precisaremos de um ponto de apoio. Nosso trabalho com a coleta dos dados começa em 1º de agosto e se estende até 31 de outubro”.

Castelar explicou que há uma reunião já sendo agendada com a prefeitura para buscar viabilizar a gratuidade. “Embora a Lei Orgânica não preveja a concessão de gratuidade, durante o Censo de 2010, já na vigência da atual Lei Orgânica, os recenseadores tiveram o benefício concedido pelo então prefeito Custódio Mattos. É uma questão agora de buscar diálogo com o Executivo”.

Quanto à cessão de espaço para profissionais do IBGE durante o Censo, Pardal destacou que, no momento, o espaço está ocupado pelos profissionais do TRE para recadastramento de biometria e será avaliado o empréstimo do lugar, a partir de maio, ao Censo 2020. Ele lembrou ainda que outro caminho possível é buscar a mediação com os responsáveis pelas empresas de transporte “para a sensibilidade da importância do trabalho dos recenseadores para Juiz de Fora”.

 

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.