Banco de Leite Humano da PJF gera benefícios para 700 bebês da região em 2019

O Banco de Leite da Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora contou, em 2019, com 173 doadoras. Segundo a Fundação Instituto “Oswaldo Cruz” (Fiocruz), cada litro de leite materno é capaz de beneficiar dez crianças. A unidade atendeu mais de 700 bebês na região.

A farmacêutica responsável técnica pelo setor, Rosane Alves, agradeceu a generosidade das doadoras, “que, com esse ato, ajudam a tornar possível a existência de muitas crianças”. Ela enfatizou que o leite materno é a melhor maneira de garantir os nutrientes necessários aos recém-nascidos.

Até dezembro de 2019, o Banco de Leite em Juiz de Fora distribuiu 188.500 litros de leite. O setor abastece também São João del-Rei, Barbacena e Leopoldina. No momento, cerca de 30 crianças estão sendo atendidas. A prioridade é para recém-nascidos prematuros ou com baixo peso, que não sugam, infectados por algumas bactérias, com imunodeficiência e alergia a proteínas do leite.

 

Como se tornar doadora

É necessário cadastro junto ao Banco de Leite, apresentação de exames realizados durante a gestação, não fazer uso de álcool e/ou drogas e informar os medicamentos em uso, para que seja verificado se interferem no processo.

Após avaliação médica, e considerada apta, a doadora recebe um frasco estéril, touca, máscara e orientações para coleta e armazenamento do leite materno em casa, onde é feito o recolhimento por equipe do Banco de Leite, de acordo com rota preestabelecida.

 

Fonte: Assessoria

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.