Teatro de fantoches, palestras e blitze educativas de conscientização contra a dengue já somam mais de 200 ações este ano. De acordo com o setor de Educação em Saúde, do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Dvea), cerca de 40 mil pessoas foram impactadas diretamente com as atividades neste ano. O trabalho tem como objetivo ser ferramenta de alcance entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a população, levando conteúdo lúdico para crianças e materiais informativos para o público em geral, criando uma sensibilização para a luta contra mosquito Aedes aegypti.
O último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa), realizado em outubro, apontou que 98% dos focos ainda são encontrados dentro de residências e estabelecimentos comerciais. Durante as visitas, em uma única casa, foram encontrados seis focos de Aedes aegypti em diversos pratos de planta, o que levou a Secretaria de Saúde (SS) a pensar que, além das ações de campo, como vistorias, limpezas e aplicação de larvicida, é necessário trabalhar na mudança de comportamento da população.
A supervisora do Projeto de Educação em Saúde do Dvea, Lívia Passarela, avalia o alcance das atividades como positivo neste ano. “A mobilização social é um dos pilares mais importantes na luta contra a dengue. Por isso, as ações de educação em saúde são fundamentais, para que possamos criar multiplicadores”, ressalta.
Fonte: Assessoria