Gerenciar tem que ser algo prazeroso…

Nos nossos estudos sobre gestão condominial, temos observado as mais diversas posições de síndicos, que sem dúvida proporcionou-me um aprendizado que me permite dizer uma experiência extremamente gratificante. Nesses estudos pude compreender as dificuldades pelas quais os síndicos vivem em seus cotidianos, embora com força de vontade de acertar de alguns para atingir o sucesso.

Notamos, entretanto, que a falta de um planejamento adequado, onde o não conhecimento de aspectos importantes, como conhecimento de planejamento além de controle sobre seus custos e resultados, são fatores primordiais para os resultados negativos de suas gestões.

Daí vamos abordar o assunto título do artigo, uma vez que administrar (gerenciar) um condomínio é uma tarefa bastante complexa que exige a aquisição de muitos conhecimentos. E para que possam atualizar e ampliar seus saberes, os síndicos contam com várias oportunidades, que além de dicas práticas como os nossos modestos artigos, que focamos métodos administrativos, liderança, planejamento, comunicação etc.

É preciso que adquiram o desafio de adquirir novos hábitos. Você, síndico já pensou e analisou a respeito de como comunica com as demais pessoas em seu condomínio, condôminos e moradores? Conseguiu analisar quais os sinais que você emite? É preciso verificar que, geralmente quando nos comunicamos, estamos atentos em organizar o conteúdo, as nossas ideias e os nossos pensamentos. Nossas ações tornam-se rapidamente um hábito. Sobre o qual muitas vezes, não temos a menor consciência.

Mudar um hábito não é fácil, mas é preciso ser persistente. Precisamos ter coerência quanto ao que pensamos, falamos e fazemos. Portanto, para melhorar sua capacidade de comunicação e adotar o discurso de líder, é preciso começar.

Uma gestão condominial deve e precisa ser conduzida como competência, transparência e integridade.

Para que se possa exercer uma gestão condominial com eficiência e ética, com foco em resultados positivos, além de não ter medo dos desafios, é preciso adquirir conhecimentos e enxergar o cargo de síndico com prazer quer seja síndico voluntário ou profissional. Precisa o síndico, como qualquer gestor, ver o seu cargo como uma ação impessoal, e ter em foco nas reais necessidades do condomínio à frente, e não vontades pessoais. Pois espírito do Direito reside em normatizar o fato social, tornando-o uma regra a ser seguida, gerando assim, bem-estar social. Lembrando que em sentido geral, expressa a ideia de um direito exercido por mais de um indivíduo sobre o mesmo objeto, é o que se entende como condomínio. E é uma instituição encarnada como pessoa jurídica de direito privado e é representada, ativa e passivamente, pelo síndico. E na condição de pessoa jurídica de direito privado responde por danos causados a terceiros, seja pela ação ou pela omissão, tanto do síndico quanto de seus prepostos: o zelador, o porteiro, o vigia, o garagista / manobrista e assim por diante.

Para custear as despesas das partes de uso comum, é efetuado um rateio, onde todos os condôminos contribuem para o pagamento, garantindo assim a manutenção e o bom uso do condomínio, razão porque gestão condominial é uma gestão compartilhada.

Até o Próximo.




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