Barragem na Zona da Mata deixa estado de emergência, mas mantém alerta

Em comunicado divulgado nesta quarta-feira, 20, a Defesa Civil do município de Rio Preto informou que a mineradora Vale rebaixou para 1 o nível da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Mello, deixando o estado de emergência e retornando ao estado de alerta.

“De acordo com a mineradora, diversos fatores foram considerados para que o nível voltasse ao estado de alerta. O relatório apresentado pela Walm Engenharia foi conclusivo e não identificou nenhum dano estrutural na barragem, não comprometendo, portanto, sua integridade física. Além disso, o volume de água na represa apresentou uma redução de 33 cm, fazendo com que o nível entrasse novamente em situação de normalidade para essa época do ano”, informou a Prefeitura no comunicado divulgado através das redes sociais.

Ainda segundo as informações publicadas, a mineradora Vale se reuniu com as 29 pessoas que estavam na Zona de Auto Salvamento na manhã desta quarta-feira. Na ocasião, foram apresentadas justificativas técnicas para a volta do estado de alerta. “No entanto, a força tarefa mobilizada para traçar o Plano de Ação de Emergência vai continuar em andamento, orientando a comunidade e desenvolvendo simulados para que a população esteja ciente de como agir no enfrentamento de situações de emergência”, informou.Oprefeito Inácio Ferreira anunciou a retirada do estado de emergência através de um vídeo publicado na página oficial da Prefeitura.

Além disso, a Defesa Civil do município informou que as Zonas de Auto Salvamento (ZAS) foram liberadas e os proprietários estão autorizados a retornar para suas casas. Os três pontos de bloqueio passam agora a funcionar como pontos de controle, até que a obra de reforço na estrutura da barragem seja concluída. “A força tarefa mobilizada para traçar o Plano de Ação de Emergência vai continuar em andamento, orientando a comunidade e desenvolvendo simulados para que a população esteja ciente de como agir no enfrentamento de situações de emergência”, comunicou a Prefeitura Municipal de Rio Preto, que agradeceu a compreensão da população, especialmente aqueles diretamente atingidos pela Zona de Auto Salvamento. Ainda foi pedido a colaboração de todos nessa nova etapa do Plano de Ação, no qual as orientações serão passadas pela Defesa Civil municipal.

O canal de comunicação por telefone da Defesa Civil municipal vai continuar funcionando, até que o Plano de Ação seja concluído.O canal, número (32) 98451-9262, tem como objetivo informar e orientar a população e impedir a disseminação de boatos e notícias falsas.

 

HISTÓRICO

No último sábado, 16, 29 pessoas foram removidas de suas casas entre os municípios de Santa Bárbara do Monte Verde e Rio Preto, a cerca de 80 quilômetros de Juiz de Fora. Segundo informações da Polícia Militar, a Vale solicitou a medida de segurança após as fortes chuvas que teriam elevado a barragem para nível 2 de risco. As 19 famílias afetadas foram encaminhadas para hotéis e pousadas da região, com apoio da PM e da Defesa Civil.

Toda a operação das ações emergenciais foi coordenada em parceria da Defesa Civil Estadual, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vale e Defesa Civil Municipal.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.