O Projeto “Bem Comum”, desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Social (SCS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), não resistiu ao carnaval e se rendeu à folia na manhã desta quarta-feira, 27, promovendo o primeiro “Bailinho do Bem”. A festa reuniu as crianças assistidas pelo Centro de Promoção do Menor de Juiz de Fora (Ceprom) e os idosos atendidos pelo Abrigo Santa Helena, para comemorarem o carnaval com alegria, entusiasmo e muito carinho.
Como “ninguém é feliz sozinho”, o “Bem Comum” contou com parceiros muito animados para esta ação: “Doutores do Amor” e o grupo “Sou da Lira”, que fez pinturas faciais de glitter e apresentações musicais com Flávia Lima e João Célio, além do grupo “Batuque Delas”. Flávia, que já se apresentou em shows para idosos, afirmou que “ter a oportunidade de fazer a diferença na vida do outro é uma sensação maravilhosa”. Parceira pela primeira vez do projeto, Emília Soares, do “Sou da Lira”, estava muito animada com a ação: “Estamos trabalhando desde dezembro, e o evento de hoje fez todo nosso trabalho valer a pena. Poder proporcionar alegria é gratificante”.
Francisco Silveira, 86 anos, mora no abrigo. Ele contou que sempre gostou de carnaval: “Quando eu era mais novo sempre ia. Adorava dançar. Hoje não posso dançar como antigamente, mas ainda me divirto muito”. Larissa, 5 anos, assistida pelo Ceprom, contou que nunca foi a um bailinho de carnaval, e achou tudo muito divertido, principalmente a alegria dos “vovôs” e “vovós” do abrigo.
Regina Aparecida Miranda, coordenadora pedagógica do Ceprom, constatou que, “através de oportunidades como a de hoje, as crianças percebem a importância do respeito aos idosos”. Já Monalisa Torres, psicóloga gerontóloga do abrigo, considerou que essa integração é ainda mais especial nesta época. E observou: “Hoje, nossos idosos estão relembrando os antigos carnavais, as músicas, e mostrando que você tem que ser alegre em todas as idades”.
Fonte: PJF