O exemplo de “corpo perfeito” (magro e barriga chapada, por exemplo) foi construído através de padrões estabelecidos pela sociedade, mas que muitas pessoas ainda reforçam como exemplo a ser seguido.
Na busca por resultados na hora de perder peso e eliminar gorduras indesejáveis, as pessoas cometem alguns erros que, sem conhecimento, acabam prejudicando a saúde e também o seu objetivo. Comer rápido ou ficar um longo período de tempo sem comer, por exemplo, são duas ações que não devem ser feitas caso você esteja querendo perder peso.
“O primeiro erro que as pessoas cometem na hora que decidem que querem emagrecer é fazer dieta por conta própria porque a pessoa não tem nenhuma orientação, fazem a dieta e não tem o equilíbrio da alimentação”, destaca a nutricionista Bárbara Valle. Ela ainda comenta que outro erro é a busca por ‘milagres’ para atingir a meta estabelecida. “Procuram alimentos ou até mesmo produtos que oferecem promessas de emagrecimento e nem sempre essas são coisas saudáveis”, explica. Comer demais e gastar menos é outro erro apontado pela especialista que ainda comenta sobre a importância de praticar atividades físicas. “Manter-se hidratado, beber água, é sempre indicado, pois elimina toxinas, ajuda a melhorar a circulação e ajuda até a produzir mais saciedade ajudando a pessoa a comer menos”, comenta.
Alimentação equilibrada, evitando alimentos industrializados, é uma orientação da nutricionista, que destaca como “um grande erro” acreditar que alimentos lights ou diets vão ajudar a emagrecer. “Na verdade são alimentos ricos em gorduras e muito conservantes”, disse. Ela ainda comenta que esses alimentos, em um momento ou outro, podem ser menos piores, mas não devem ser consumidos com frequência como é orientado para alimentos naturais. “Priorizar mesmo a alimentação natural e menos industrializada”, explica. O equilíbrio na alimentação é orientado por Bárbara para todas as pessoas porque “às vezes a pessoa é magra, mas tem uma composição corporal gorda e por isso deve melhorar a alimentação para melhorar também a composição corporal”. Ela explica que a decisão para a perda de peso ou início de uma dieta não está, necessariamente, relacionada ao sobrepeso ou obesidade. “A pessoa que está em sobrepeso ou obesa deve procurar uma orientação para estar eliminando o excesso de peso”, orienta.
Outro ponto destacado pela Nutricionista é que, em diferentes ocasiões, as pessoas copiam dietas uma das outras e este é outro erro destacado. “Cada pessoa tem a sua individualidade metabólica. Então, às vezes uma dieta não vai funcionar da mesma forma para outra pessoa. O importante é sempre procurar a ajuda de um profissional para equilibrar os alimentos e atingir o objetivo”, esclarece.
Perda de peso e emagrecimento são duas coisas diferentes. A perda de peso está relacionada com a diminuição da massa corporal. Já o emagrecimento está relacionado apenas à redução de qualquer quantidade de gordura corporal. Em termos de perda de peso e emagrecimento, Bárbara Valle destaca que não devemos focar em números que aparecem na balança e reforça que é sempre importante buscar uma orientação e avaliação para saber qual é a melhor decisão a seguir. “Sempre e importante ter um acompanhamento. A Nutricionista ainda faz um alerta e orienta para que as pessoas fiquem mais atentas às informações recebidas através de redes sociais. “Muitas vezes são informações enganosas, prometem muitas coisas, mas na verdade são promessas falsas. Buscar informações fiéis, na literatura ou com profissionais, para evitar que sejam enganados”, conclui.