Câmara Municipal discute ações para garantir direitos dos idosos

A Comissão dos Direitos dos Idosos, que existe desde 2010 na Câmara de Juiz de Fora, realizou a primeira reunião do ano nesta terça-feira, 19. O objetivo dos vereadores que compõem a comissão – Kennedy Ribeiro (MDB), João Coteca (PR), Juraci Scheffer (PT) e Vagner de Oliveira (PSC) – foi definir o planejamento de ações para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas.

O encontro teve a participação de representantes de diversas entidades que tratam dos direitos dos idosos, que puderam apresentar sugestões, demandas e propostas. Estiveram presentes na reunião, o vereador Wagner do Sindicato (PTB) e a vereadora Ana do Pde. Frederico (MDB), que foi responsável por presidir a comissão até o ano passado. “Eu fiz tudo o que pude em prol dessa comissão, advogando em causa própria. Precisei deixar a presidência da comissão para ocupar a posição de vice-presidente da Casa, mas estarei sempre à disposição e irei continuar na luta pelas políticas públicas para pessoas idosas”, afirmou a vereadora.

O atual presidente da Comissão dos Direitos dos Idosos, Kennedy Ribeiro, destacou que o trabalho de Ana na defesa dos idosos é admirável e, ao final da reunião, entregou uma placa à vereadora devido aos serviços prestados à Comissão. Ele ressaltou que pretende desenvolver seu trabalho ouvindo a opinião e as ideias de todos os membros da comissão, com o intuito de fazer o melhor para garantir os direitos dos idosos em Juiz de Fora.

Na reunião, ficou decidido que a comissão trabalhará com um modelo de divisão em grupos temáticos para aprofundar as demandas. Cada um dos quatro vereadores que atuam na comissão se responsabilizará pela coordenação de um dos temas propostos, sendo que a comunicação entre todos os grupos será constante.

O primeiro grupo temático refere-se à fiscalização do cumprimento das leis municipais, observando se estas estão contemplando os idosos ou se precisam ser ajustadas. Já o segundo grupo será dedicado a realização de visitas técnicas, reuniões e relatórios sobre as instituições de longa permanência para idosos. O terceiro grupo deverá planejar os eventos e audiências públicas para valorização dos idosos; enquanto o quarto grupo realizará estudos e ações para descentralizar os equipamentos públicos e serviços de lazer, convivência e saúde, a fim de facilitar o acesso de idosos de todos os bairros aos serviços.

Kennedy explica que os quatro temas foram escolhidos para que sejam aprofundados e que, nas reuniões da comissão realizadas mensalmente, todos sejam atualizados sobre a situação do trabalho nos grupos temáticos. “Isso não significa que outros temas deixarão de ser trabalhados pela comissão, nós estamos atentos às demandas”, disse. A Comissão dos Direitos dos Idosos irá realizar, ainda, uma reunião extraordinária na qual um representante de cada uma das comissões da Casa será convidado, a fim de proporcionar aos membros uma visão ampla sobre a situação do município em diversos setores. A próxima reunião da Comissão dos Direitos dos Idosos acontece no dia 12 de março, às 14h, no prédio da Câmara Municipal.

 

Fonte: CMJF




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.