Criança sem cicatriz da BCG não precisa revacinar

Segundo a recomendação é do Ministério da Saúde e acompanha orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Comitê Técnico Assessor de Imunizações (CTAI), as crianças que não apresentarem cicatriz após receberem a vacina contra tuberculose (BCG) não precisam ser imunizadas novamente.

A orientação foi passada após ser comprovada, através de estudos realizados, a eficácia da imunização em crianças que não apresentam a marca depois da vacina.

O ideal, conforme é orientado, é que seja aplicada a vacina ainda com o bebê na maternidade. Caso não isso não seja realizado, a criança deve ser levada o mais rápido possível ao serviço de saúde próximo. A vacina fica disponível para crianças menores de cinco anos de idade e é oferecida gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

“A BCG é muito importante, porque previne contra as formas graves de tuberculose e é a única proteção efetiva contra a doença”, comenta a pediatra Márcia Mizrahy, do Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA).




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.