Família lança campanha para ajudar bebê que nasceu com anomalia anorretal

O pequeno Rafael, de 1 ano e 9 meses, morador de Matias Barbosa, que fica a cerca de 22km de Juiz de Fora, está correndo contra o tempo em melhoria de sua saúde. O bebê nasceu com uma anomalia anorretal e precisa urgentemente de cirurgia.

Filho de uma confeiteira, que precisou largar o serviço para cuidar do bebê, e de um motorista de caminhão, Rafael é o segundo filho, irmão de Maria Clara, 10 anos. Eva Cristina Lopes Rezende conta que o menino foi diagnosticado com os problemas após o nascimento. Além da anomalia anorretal, ele sofre com atresia no esôfago, que é a má formação do esôfago do recém-nascido,que foi corrigida com sete dias de vida e tambémprecisará realizar uma correção do refluxo vesicoureteral no rim esquerdo de grau 5, que causa a infecção de urina.

Além de fazer uso de antibiótico por conta do refluxo vesicoureteral, Rafael está vivendo com uma colostomia, que é uma abertura na parede abdominal, na qual se liga uma terminação do intestino e onde o paciente passa a eliminar fezes e gases. “Ele não se adaptou com a bolsinha e por isso eu uso fraldas nele”, disse. A mãe conta que, segundo os médicos, a idade para realizar a cirurgia é até os 2 anos. “A gente chegou a marcar a cirurgia dele umas quatro vezes pelo SUS, mas cada vez que marcava ele estava sentindo alguma coisa. Uma vez ele teve infecção de urina. Outra vez ele estava com crise de bronquite. Na outra data uma criança com um problema mais grave precisou passar na frente. Em agosto do ano passado ele já estava internado, dentro do centro cirúrgico, mas os médicos acharam que ele estava resfriado, com o ‘peitinho cheio’ e não fizeram a cirurgia”, relata.

O valor que está sendo arrecadado para Rafael é de R$25.000,00, para que a cirurgia seja realizada da rede privada de saúde. “No total são três cirurgias, a reconstrução anal e a correção. Depois vai ter uma fase bem difícil, que é a de adaptação que dura cinco meses e só depois que ele vai fazer o fechamento da colostomia”, disse. Rafael completará 2 anos de idade em abril deste ano.

“Eu peço às pessoas que ajudem com o que puder, qualquer valor é bem-vindo. Estamos correndo atrás para fazer essa cirurgia e tirar ele desse sofrimento, para ele ser uma criança normal. Ele vê uma criança e logo já olha na barriga da outra criança pra ver se é igual a ele”, disse. Os números da conta para ajudar na campanha, que ganhou um perfil no Facebook e uma hashtag (#juntospeloRafael), são: Banco do Brasil, Agência 3210-7 C/poupança: 23436-2 VAR 51 CPF: 161.896.906-45.

Foto: Divulgação




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.