Apae sofre com falta de repasses de verbas para manter a instituição

Desde 2017 a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Juiz de Fora vem sofrendo com a falta de repasse das verbas estaduais destinados à entidade. A dívida do Governo de Minas Gerais com a Instituição é de cerca de 70 mil reais.

Toda essa falta de pagamento dessas verbas vem implicando no funcionamento da Associação. Helena Maria Milagres Belo, Interventora da Apae, explica que a instituição recebe do Governo do Estado um incentivo de pouco mais de 4 mil reais. “A Apae de Juiz de Fora é SERDI1 – Serviços Especializados em Reabilitação da Deficiência Intelectual –na saúde e recebemos uma verba do Governo Federal e do Estadual. Só que esse incentivo está atrasado por parte do Estado e não só em Juiz de Fora, mas em outras instituições de estado”, disse.De acordo com Helena, não há previsão para que seja feita a regularização desses débitos. “A gente presta o serviço, mas o dinheiro foi repassado pela última vez em novembro de 2017”, comenta.

Segundo Helena, a Apae opera hoje com um déficit de 35 mil reais. Para reverter o quadro atual, a Associação conta com o apoio da população para arrecadar fundos e aumentar a Receita.“Lançamos um programa de arrecadação através de doação na conta de luz e tem dado resultado, mas ainda é algo bastante ‘tímido’ diante da necessidade que a gente tem”, disse.

Foto: Rafaela Frutuoso

O vereador Marlon Siqueira (PMDB)destinou uma emenda parlamentar para a Apae, mas que ainda precisa ainda ser paga pelo Executivo. “Foi destinada em 2017 para ser paga em 2018. Acredito que a desidratação econômica pela qual as prefeituras estão passando tenha impedido o pagamento dessa emenda”, disse. Pouco antes do último feriado de Natal, o vereador se reuniu com a direção da Associação para conversar sobre os problemas. No último dia 10, Siqueira, acompanhado do prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas (PSDB), se reuniram com a direção da Apae para discutir sobre a atual situação e buscarem, juntos, uma solução.“Vamos ver algumas necessidades proeminentes da instituição para que possa ser reavaliado um auxílio, alguns gastos deles que a gente possa equacionar mediante o apoio do Executivo. Obviamente sabemos das dificuldades diante das dívidas do Estado com o Município, mas esperamos ser criativos na conversa para poder colaborar com a instituição”, explicou.

Para as pessoas que estiverem interessadas em ajudar a Apae podem fazer depósitos através da conta bancária da Associação, basta fazer contato no telefone (32) 3224-3065, ou indo diretamente a sede na Rua Custódio Tristão, 2, bairro Santa Terezinha.Helena Belo faz um apelo à população. “Que a sociedade de Juiz de Fora vá conhecer a Apae. Eu percebo que a Associação não é tão reconhecida e, às vezes, as pessoas visitando, estando lá e vendo o bem que a Apae faz para as famílias e para os assistidos, toca o coração. Não precisa doar muito, é o que você puder e no final a gente soma o valor e vai dar pra gente pagar uma conta”, conclui.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.