O primeiro dia da colônia de férias “Recreando Amizades”, da Escola Municipal “Vereador Marcos Freesz”, do Bairro Eldorado, foi marcado por diversas atividades esportivas e brincadeiras para cerca de 75 crianças e adolescentes da instituição e dos bairros adjacentes. A atividade, realizada nesta segunda-feira, 14, foi promovida pelo projeto social esportivo da associação de moradores do bairro, em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), e seguirá até sexta-feira, 18.
Durante as atividades, as crianças utilizaram os kits esportivos doados pela PJF, através do programa “Pró-Bairros”. Esses kits são compostos por bolas, para prática de diversas modalidades esportivas, além de medalhas e troféus. De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Bairro Eldorado, Luiz Cláudio Cardoso, “com os materiais doados conseguimos realizar essa atividade e as próximas. Nosso objetivo é a integração das pessoas, tirando as crianças da rua e da ociosidade, trazendo-as para um convívio saudável, sem influências ruins e sem tecnologia, por meio das práticas esportivas”, explicou.
Segundo a secretária da associação, Elaine Ribeiro, “com o programa ‘Pró-Bairros’ e outras parcerias firmadas, conseguimos resgatar as atividades esportivas que não aconteciam há algum tempo no bairro, além de proporcionar diversão e inclusão, que é o mais importante para o nosso projeto social”.
Sheila de Oliveira, mãe de duas alunas da escola, disse que “a iniciativa é ótima oportunidade para elas brincarem com outras crianças e praticar atividades esportivas. Geralmente, nesta época, elas ficam em casa vendo televisão e jogando vídeogame”.
“Pró-Bairros”
O “Pró-Bairros” é o primeiro projeto de lei de iniciativa popular da história do Legislativo de Juiz de Fora. Tem o objetivo de servir como instrumento de apoio a projetos desenvolvidos pelas associações de moradores dos bairros, promovendo e estimulando parcerias da PJF com as organizações comunitárias.
São considerados projetos comunitários as iniciativas da sociedade, lideradas por associações de moradores, que gerem benefícios, direta ou indiretamente, para toda a população de um ou mais bairros da cidade, preservando o caráter público e o sentido democrático das práticas e tecnologias envolvidas.
Fonte: Assessoria/PJF