O ano mal começou e nós já temos que preocupar com as despesas como IPTU, IPVA, material escolar, matrículas de colégios, e em alguns casos, até contas do ano anterior.
Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), apenas 9% dos brasileiros dizem que têm condições de pagar as despesas sazonais do início do ano com o próprio rendimento.
O empresário Marco Aurélio Morais é um dos brasileiros que iniciou o ano preparado para arcar com essas despesas. Ele conta que por ser empresário, não é possível contar com um valor certo de salário, e explica como se prepara para este período do ano. “Pelos menos nos últimos 4 meses procuro estar guardando o dinheiro na poupança para estar ajudando nas despesas de início de ano, tento guardar uma média de R$500,00, para não precisar passar aperto no início de ano”.
Para o economista, José Jamil Adum, as pessoas deveriam ter o hábito de criar um planejamento financeiro durante o ano, “o ideal é fazer um levantamento de gastos, para que as pessoas possam entender onde estão suas maiores despesas, e assim equilibrar junto a sua renda mensal”, e podendo criar uma reserva mensal para futuras despesas. Jamil Adum explica que para fazer o planejamento de gastos é necessário fazer um histórico de gastos dos últimos doze meses, colocando no papel todas as despesas realizadas.Assim será possível criar uma base de gastos a serem provisionados e sendo possível entender qual a reserva ideal para despesas futuras.