SDS realiza consultoria de acessibilidade em estabelecimentos

A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), por meio do Departamento de Políticas para Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (DPCDH), está visitando estabelecimentos públicos e privados em Juiz de Fora, com objetivo de auxiliar na criação de processos de acessibilidade nos ambientes. O DPCDH é constantemente convidado para visitas, incluindo pedidos da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), ampliando assim a inclusão das pessoas com deficiência (PCD) nestes locais.

Para o gerente de um estabelecimento visitado, Paulo Santana, esse olhar é importante, desde a fase do projeto, não apenas para opinar sobre as adequações, mas criticar tudo que é observado e vivenciado até o local: “O empresário tem que atuar nas calçadas das imediações, motivar vizinhos, gerar ação ampla. O apoio do consultor é fundamental, para tornar o local acessível”.

De acordo com a gerente do DPCDH, Thais Altomar, a ideia é oferecer soluções aos problemas de acesso e locomoção interna: “As mudanças devem começar na arquitetura do local, seguida da comunicação e do comportamento”. Segundo ela, “durante as visitas é explicada a legislação vigente e repassadas orientações, para que sejam buscadas referências na área de acessibilidade física, em conjunto de um profissional. Além disso, o departamento oferece palestras e oficinas”. Para realizar o agendamento da visita do DPCDH, basta entrar em contato pelo telefone 3690-7215.

O DPCDH

Define e coordena as políticas de promoção e defesa de direitos da pessoa com deficiência no âmbito municipal e articula ações de direitos humanos e cidadania, independente de gênero, etnia ou crença. Atua na defesa e divulgação de direitos, na política municipal de transporte adaptado e no benefício do “Passe Livre”, na capacitação e qualificação profissional e no intercâmbio com as secretarias municipais, entidades e sociedade civil, bem como na promoção da acessibilidade.

Fonte: PJF




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.