Comércio se prepara para vendas de material escolar

O início do ano geralmente é uma época um pouco complicada para muitos brasileiros, principalmente para quem tem filhos. Podemos dizer ser um período muito curto, porém com muitos gastos. São despesas como IPTU e IPVA, e para pais com filhos em escolas, entram os gastos com material escolar, que segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (Abfiae), esses artigos apresentaram um aumento médio de 10%, referente ao ano passado.

Consumidores em busca de material escolar. Foto: Rafaela Frutuoso

Mas para os donos de papelarias, janeiro até meados de fevereiro, é considerado o melhor período de todo ano, podendo se dizer que é o “Natal das papelarias”. Rafael Fazza, gerente de uma papelaria na cidade, conta que o planejamento de vendas, inicia por volta de setembro, mês em que é realizado toda a programação de compras das mercadorias para esta época do ano. Ele conta que a expectativa de vendas é positiva, e que espera um crescimento de 5% sob o ano anterior. Fazza explica que para atender a demanda de início de ano, é necessário fazer um reforço na equipe. Atualmente ele conta com uma equipe de sete vendedores, mas prevê uma contratação de mais 20 vendedores para os próximos dias.

O presidente do Sindicomércio de Juiz de Fora, Emerson Belotti, disse em entrevista ao Diário Regional, que apesar de não ter uma pesquisa de vendas para este setor, ele acredita que as vendas deste ano irá superar as de 2018. Belloti explica ainda, que está em negociação com o sindicato dos empregados do comércio, para uma autorização, de horário especial de trabalho, estendendo até as 20 horas, no período de 14 de janeiro até 15 de fevereiro. Emerson ressalta, que o Sindicomércio, está pleiteando uma autorização de para se trabalhar, sendo não obrigatório estender o horário.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.