Quatro projetos desenvolvidos pelo Centro de Artes e Esportes Unificados Coronel “Adelmir Romualdo de Oliveira” (Praça CEU) foram contemplados no Edital de Chamamento e Seleção para Premiação de Iniciativas Socioculturais, lançado pela Secretaria de Difusão e Infraestrutura Cultural do Ministério da Cultura (MinC). Aberto a todas as praças CEU do Brasil, o edital recebeu 78 inscrições e selecionou 30 projetos. Cada iniciativa contemplada recebeu prêmio de R$ 15 mil.
Os recursos do CEU/Zona Norte – um total de R$ 60 mil – já foram depositados e serão aplicados na manutenção e no aprimoramento das ações desenvolvidas no equipamento urbano, localizado na Avenida Juscelino Kubitschek, 5.899 – Benfica. As iniciativas locais contempladas foram:
* “Oficinas de Artes e Atividades Culturais” – segunda maior pontuação nacional, na categoria “Promoção da educação e da formação artística e cultural, nas mais diversas linguagens”;
* “Ginástica e Ações de Saúde para a Terceira Idade” – terceira maior pontuação nacional, na categoria “Promoção da interseção entre cultura, bem-estar e saúde”
* “CapacitaCEU” – terceira maior pontuação nacional, na categoria “Capacitação e qualificação para o trabalho, promoção do associativismo e da Economia Solidária”;
* “Estrelas do CEU” – Categoria “Iniciativas promovidas por jovens e coletivos de jovens”;
O coordenador-geral da Praça CEU, André Noronha, avalia que o resultado do edital, com classificação de todos os projetos inscritos pela unidade de Juiz de Fora, reforça a qualidade do trabalho desenvolvido no equipamento urbano. “Duas das ações premiadas, as oficinas culturais e a ginástica, que atendem, além de crianças e jovens, os adultos e a terceira idade, foram lançados na época da inauguração da praça. Já os outros dois projetos contemplados foram consequência de uma administração participativa, antenada com as necessidades e os anseios da comunidade. O modelo de gestão, democrático e não engessado, torna o CEU um equipamento cheio de possibilidades”.
Implantada por meio de parceria entre o município e o Governo federal, a Praça CEU completa quatro anos de funcionamento em março e é um modelo exitoso de promoção da cultura. Em 2016, foi considerada pelo MinC, através de uma consultoria da Unesco, um dos dez melhores equipamentos do gênero em funcionamento no Brasil. No ano passado, uma pesquisa do ministério apontou que a unidade de Juiz de Fora apresenta alto índice de desempenho, performance alcançada apenas por 20% das praças que avaliadas no estudo.
“O CEU é um divisor de águas na vida da zona norte. Em tempo recorde, consolidou-se como um grande ponto de encontro, de lazer, de esporte, de cultura e de cidadania. É um equipamento inovador, que tem por premissa a participação popular. O amplo acesso da comunidade está garantido em todos os segmentos e nas tomadas de decisão”, declara André.
Fonte: PJF