A Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) lança nesta terça-feira, 18, a força-tarefa de consultas especializadas. A meta é agendar e realizar 24 mil atendimentos por mês, em 31 especialidades, na tentativa de reduzir significativamente a demanda reprimida existente. A ação deverá durar até 90 dias. A força-tarefa foi planejada após a SS detectar queda no número de agendamentos com especialistas por meio do Sistema Unificado de Marcação de Consultas (Sumc). A redução foi provocada pela substituição das profissionais que atuavam no setor, devido ao término do contrato temporário, em setembro.
A troca de trabalhadores, segundo o subsecretário de Atenção Primária à Saúde, Thiago Horta, acabou por prejudicar o potencial produtivo do serviço, com a necessidade de treinamento dos novos atendentes: “Detectamos que nossa capacidade de agendamento de consultas e contato com os usuários ficou comprometida. Buscamos reforçar a equipe, que agora contará com 28 profissionais extras, que deverão agendar 1.100 consultas diariamente, a partir desta terça”.
Absenteísmo
A SS enfrenta, no entanto, o problema do absenteísmo – quando a consulta é marcada e o usuário não aparece. Segundo dados da secretaria, o índice de ausência é de 30%. “Neste caso, perdemos a consulta, deixando de atender outros usuários que podem estar precisando até mais do atendimento”, explicou Horta.
Fonte: Assessoria PJF