Procon orienta sobre compras on-line

A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) orienta os consumidores que pretendem fazer compras on-line, principalmente no período da “Black Friday”. A primeira dica é buscar informações a respeito da credibilidade do site em que deseja realizar a compra. O consumidor poderá verificar se há reclamações da empresa nos portais de busca e obter informações com pessoas que já tenham feito compras no escolhido.

É preciso ficar atento às medidas adotadas pelo fornecedor para garantir a privacidade dos dados, principalmente no caso do RG e CPF, e se a página exibida apresenta um cadeado. Outra recomendação é usar uma senha difícil de descobrir, mesmo que seja preciso anotá-la, e não a repassar a outras pessoas.

É importante observar se constam todos os dados do fornecedor, como CNPJ, endereço, telefone e Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Muitas lojas costumam aumentar os preços dos produtos para dar desconto, porém isso é uma prática abusiva. Caso exista a publicidade do produto oferecido, o estabelecimento é obrigado a cumprir a oferta anunciada, como consta no artigo 30 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

O consumidor deve ficar atento ao prazo de entrega. A não entrega do produto ou serviço dentro do período anunciado pela empresa caracteriza descumprimento da oferta e constitui infração passível de punição. Produtos eletrônicos (MP3 players, videogames, telefones, etc) devem receber uma atenção maior, por serem caros e muito procurados, o que, em caso de fraude, pode causar prejuízo ao consumidor, caso a entrega do produto não seja efetivada.

Na hora de pagar, se a opção for o cartão de crédito, o cuidado precisa ser redobrado. De acordo com o CDC, a empresa tem a obrigação de apresentar outras formas de pagamento, estabelecendo que as compras realizadas fora do estabelecimento comercial podem ser canceladas em até sete dias.

O consumidor deverá guardar todos os dados das compras: número do protocolo, confirmação do pedido, todas as mensagens trocadas com o fornecedor e outras informações que comprovem a compra e as condições. Isso facilitará o processo de reclamação, caso ocorra algum imprevisto. As páginas hospedadas fora do Brasil seguem as normas de seus países de origem. Se o consumidor tiver problemas ao comprar produtos em sites internacionais, terá de resolvê-los diretamente com o fornecedor, porque, nesse caso, ele é o próprio importador.

Fonte: Assessoria




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