Operação contra dengue retira dois caminhões de pneus das áreas de risco

Na manhã desta terça-feira, 13, dois caminhões de pneus foram recolhidos em duas regiões da cidade com o mais alto índice de infestação pelo Aedes aegypti. A ação foi executada em operação do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Dvea) da Secretaria de Saúde (SS), em parceria com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb). Em aproximadamente quatro horas de trabalho nos bairros Borboleta e Linhares, 25 acautelados do convênio da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) com o Demlurb, orientados por técnico do Dvea, inspecionaram as principais ruas e retiraram os materiais, que foram levados por dois caminhões para o descarte correto. Os pneus são um dos recipientes mais utilizados pelos mosquitos para reprodução.

Desde o último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypt (Liraa), que apontou índice de infestação de 2,3% na cidade, a PJF intensificou as ações de combate à dengue. Este índice é considerado “estado de alerta” pelo Ministério da Saúde.

Antecipação das ações

A SS vem desenvolvendo ações o ano todo, e intensificou os trabalhos no último mês. Para isso, conta com a parceria do Exército, através da participação de 228 homens, que reforçam o trabalho dos agentes de combate às endemias, além de atuar no monitoramento dos 215 pontos estratégicos e nas ações extras.

Outra linha de ação é a reformulação da Sala de Operações de Combate ao Aedes, coordenada pela SS, com ação direta da Defesa Civil, Demlurb, secretarias de Atividades Urbanas (SAU) e de Obras (SO) e Guarda Municipal e apoio dos demais órgãos da Administração Municipal.

O uso de ovitrampas é reforço importante. As armadilhas indicam com mais precisão e semanalmente o índice de infestação nas regiões monitoradas, permitindo o redirecionamento dos trabalhos, de forma a otimizar os resultados. A zona norte foi a primeira a receber os equipamentos, com 75 unidades. Este ano foram instaladas 45 na zona leste e outras 45 na nordeste.

O Disque Dengue 199 continua disponível para denúncias, como canal de comunicação com a população, que tem papel primordial na batalha contra o Aedes.

 

Fonte: PJF




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.