A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), por meio do Departamento da Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (DPCDH), participa do “Dia D” de inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. O evento acontece nesta terça-feira, 11, às 14hrs, no Shopping Jardim Norte, Av. Brasil, 6.345, bairro Mariano Procópio.
A ação nacional é organizada em Juiz de Fora pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego,Unidade de Atendimento Integrada (UAI), Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (PJF) e Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
Promover a inclusão das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados pela Previdência Social no mercado formal de trabalho, fortalecer as políticas de empregabilidade e a aproximação entre trabalhadores com deficiência e as empresas são os principais objetivos do “Dia D”.
A programação do evento contará com a troca de experiências de algumas empresas locais que implementaram o Programa de Aprendizagem para Pessoa com Deficiência e obtiveram êxito na contratação deste público, auxiliando no cumprimento do percentual de vagas previsto na Lei no 8.213/1991, a Lei de Cotas. Haverá também a exposição de empresas de tecnologia assistiva e um espaço literário.
O evento contará também com um espaço para apresentação de serviços e orientações jurídicas e institucionais para as empresas e pessoas com deficiência, contando com serviços de intermediação de mão de obra e orientação profissional.
De acordo com os dados do Censo 2010 do IBGE, há em Juiz de Fora 74.197 pessoas com deficiência. Destas 32.821 estão sem uma colocação no mercado profissional sendo um público em potencial para inserção na economia produtiva. Os dados registram ainda que há 21.099 pessoas com deficiência que possuem pelo menos o ensino médio completo e 9.521 com curso superior completo.
O Ministério do Trabalho notificará as empresas do município em descumprimento de cotas para que compareçam ao “Dia D”. A intenção é aproximar trabalhadores e empregadores para garantir o cumprimento da legislação, através de ações que possam construir alternativas de sucesso, desconstruir preconceitos atitudinais e garantir uma inclusão qualificada das pessoas com deficiência.