Cemitérios e floriculturas se preparam para o Dia de Finados

No próximo dia 2 de novembro, é celebrado o Dia de Finados, feriado religioso. Nesta data é comum que muitas pessoas compareçam aos cemitérios para prestar homenagens e fazer suas orações para o entes queridos que já se foram.

O Dia de Finados foi oficialmente incluído na liturgia no século 13. Os responsáveis pela Igreja escolheram o dia por suceder o Dia de Todos os Santos, que é comemorado em 1º de novembro. A data é importante entre os ritos da Igreja Católica, mas também é celebrada em outras religiões, sendo algumas delas com datas que variam entre o dia 31 de outubro e o dia dois de novembro.

Vicente Gesualdo, aposentado de 62 anos, é católico e vai ao cemitério todos os anos no Dia de Finados. “Vou aos cemitérios nessa data desde a adolescência. Criei esse hábito com meus pais, principalmente minha mãe, e continuei com ele desde então”, disse. Segundo ele, é importante ir até esses locais para rezar e prestar homenagens às pessoas que, apesar de já terem partido, ainda são importantes para ele e fazem parte de sua história. “Visito, especialmente, os túmulos dos meus pais, tios e meus três irmãos falecidos. Vou também aos túmulos dos meus amigos que já partiram”. Vicente conta que não tem o hábito de levar flores, mas acende uma vela. “Não tenho nenhum comportamento ou hábito diferente. O que faço todas as vezes é acender uma vela, no cemitério e na minha casa, e oro pelas pessoas queridas que já se foram e agradeço por tê-las encontrado durante essa vida”, conclui.

Para receber os visitantes, os cemitérios realizam algumas modificações nas instalações, como obras e limpezas. Além disso, organizam uma programação especial com missas e momentos de orações para receber aqueles que vão visitar pessoas especiais que morreram.

No feriado de Finados o Cemitério Municipal Nossa Senhora Aparecida funcionará das 6h às 18h. De acordo com João Wagner De Siqueira Antoniol, Diretor do Cemitério, a Igreja Católica celebrará cinco missas no local. Além disso, outras religiões também realizarão manifestações dentro do cemitério. Anualmente, nesta data, a média de visitação fica entre 15 e 20 mil pessoas, mas a expectativa para este ano é que o número diminua. “Pelo feriado ser na sexta-feira muita gente deve viajar”, aponta João Wagner. Ele ainda comenta que a movimentação no Cemitério Municipal já começou. O Diretor ainda informa que na Capela 5 será montada uma Central de Informações, onde os visitantes que forem ao cemitério vão poder tirar suas dúvidas. Para atender ao público, 22 ambulantes cadastrados estarão vendendo flores e velas no local e a lanchonete funcionará normalmente. João Wagner pede que a população mantenha o espaço limpo. “Vão ter lixeiras espalhadas por todo o espaço, a gente pede que os visitantes mantenham o cemitério limpo”.

Já no Cemitério Parque da Saudade, duas missas serão realizadas. De acordo com o Gerente do Cemitério, Firmino Lana Possas, a expectativa de visitação é de 15 mil pessoas. “O número é mais ou menos igual ao do último ano”, disse. O Gerente informa que as pessoas que forem ao cemitério e precisarem de informações sobre localização de jazigos receberão ajuda de funcionários. “Sempre tem funcionários preparados e com uma listagem em mãos para orientar os visitantes”, disse. O espaço funcionará das 8h às 18h no feriado. Haverá ambulância de plantão para atender eventuais emergências e vendedores para atender aos visitantes. Ele também pede para que as pessoas tenham cuidado com a limpeza do local.

Foto: Rafaela Frutuoso

Quem também vivencia o Dia de Finados são as floriculturas, que encontram na data a possibilidade de venda das flores que são levadas aos túmulos. Manuel Sampaio, Proprietário da Floricultura Flora Tropical, comenta que de ano para ano as vendas estão caindo. Para este feriado, a expectativa é que melhore a situação.  “As visitas no cemitério estão diminuindo. Este ano o tempo está bom, está fresco, e a gente mantém a esperança de que aumente um pouco”, disse. Segundo ele, 2017 foi um ano fraco de vendas no dia de Finados. Entre as floras mais vendidas nesta data estão os crisântemos. A dica que Manoel Sampaio é optar por flores do campo “elas duram mais”.

PROGRAMAÇÃO

Cemitério Municipal:

8 horas – Padre José de Anchieta

10 horas – Dom Gil Antônio Moreira, arcebispo

13 horas – Padre Pierre

15 horas – Padre Carlos Augusto

17 horas – Padre Geraldo Luiz

Parque da Saudade:

10 horas – Monsenhor Miguel Falabella

15 horas – Dom Gil Antônio Moreira, arcebispo




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.