Juiz de Fora terá representantes na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Isso porque sete políticos da cidade foram eleitos deputados estaduais ou federais neste domingo, 07.
Para Câmara dos Deputados, em Brasília, os eleitos foram Lafayette Andrada (PRB), Margarida Salomão, Júlio Delgado (PSB) e Charlles Evangelista (PSL). Lafayette Andrada deixa o cargo de deputado estadual para assumir uma das 513 vagas em Brasília. Ele foi eleito com 103.090 votos, o que representa 1,02% do total de votos válidos. Entre os cinco eleitos de Juiz de Fora para a Câmara, ele foi o mais bem votado. No ranking total de eleitos, ficou na 24ª posição.
Margarida Salomão foi reeleita com 89.378 votos, ou 0,89% do total, o que a coloca como a segunda mais bem votada entre os políticos da região que se firmaram como deputados federais. No ranking federal está na 27ª posição. Júlio Delgado também assume mais uma vez uma cadeira na Câmara, após computar 58.413 votos, 0,58% do total, e ficar no 48º lugar na lista dos eleitos.
Pela primeira vez como deputado, Charles Evangelista recebeu 51.626 votos ou 0,51%. Sendo assim, a partir de 2019 ele deixa de ser vereador de Juiz de Fora e passa a assumir uma das vagas na Câmara dos Deputados.
Já na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte, Juiz de Fora irá contar com três representares, um deles é Noraldino Júnior (PSC), que com 114.807 votos, ou 1,13%, garantiu mais uma legislatura e continuará no posto de deputado estadual. Ele foi o quinto mais votado em todo o estado.
Os novatos da ALMG serão Sheila Oliveira ( Delegada Sheila – PSL) e Roberto Cupollilo (Betão -PT), que deixam o posto de vereadores juiz-foranos para virarem deputados do estado, a partir de 2019. Sheila Oliveira obteve 80.038 votos, ou 0,79%, e Betão somou 35.455 votos, ou 0,35% do total.
Mulheres são as mais bem votadas em JF
A candidata campeã de votos em Juiz de Fora foi Margarida Salomão (PT) com com 47.172 ou 18,64% dos votos válidos, fazendo com que a petista siga com uma cadeira reservada na Câmara dos Deputados no próximo pleito. Em seguida, aparece outra mulher, Sheila de Oliveira (PSL) com 44.175 votos ou 17,14% do total. Ela agora irá atuar na ALMG como deputada estadual.
Mudança na Câmara Municipal
O resultado das eleições mudará o cenário da Câmara Municipal da cidade, já que três dos 19 vereadores deixarão os cargos, a partir de 2019, para assumirem cadeiras na ALMG e na Câmara dos Deputados. Com a saída de Charlles Evangelista, Sheila Oliveira e Roberto Cupollilo a legislatura municipal terá nova configuração com a entrada dos que aparecem em primeiro lugar na lista de suplentes: Nilton Militão (PTC), Wagner do Sindicato (PTB) e Juraci Sheffer (PT).