A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) abriu nesta quarta-feira, 22, novo canal de comunicação com o servidor municipal e o cidadão em geral. Trata-se do #JFContraACrise. No sistema, disponível no site da Prefeitura, através do pjf.mg.gov.br/jfcontraacrise , todos podem enviar sugestões e comentários diretamente para a PJF, acerca de medidas que possam ser adotadas durante o período de crise financeira enfrentado pelos municípios, incluindo Juiz de Fora. Os interessados também podem enviar e-mails diretos para a PJF. No caso dos servidores, o endereço é o falaservidor@pjf.mg.gov.br, enquanto para a população em geral é o jfcontracrise@pjf.mg.gov.br.
Atualmente, a dívida do estado de Minas com o Município é de cerca de R$ 130 milhões, equivalentes ao pagamento de quase três meses de salário dos servidores ativos e inativos da PJF. O valor é superior a toda a arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2018, até o momento, que chegou a quase R$ 120 milhões. A dívida é referente à soma dos valores em atraso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), dos impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que atingem quase R$ 40 milhões, e do Fundo Municipal de Saúde (FMS), com cerca de R$ 90 milhões.
Em função deste cenário, foi criado o Gabinete de Enfrentamento à Crise Fiscal (GECF), com objetivo de viabilizar medidas de combate aos reflexos ocasionados pela irregularidade de repasses de verbas do Governo estadual para o Município. Os comitês Estratégico e o de Controle da Gestão Orçamentária e Financeira da PJF, que já atuavam na Administração, continuarão mantendo suas atividades, agora vinculados ao Gabinete. Coordenado pelo prefeito, o GECF tem se reunido diariamente, a fim de verificar o cenário, além de apresentar diagnósticos e adotar providências que conduzam à melhoria da eficiência na gestão das finanças públicas municipais.
Fonte: Assessoria PJF