Em parceria com diversos artistas de Juiz de Fora, o Instituto Bruno lançou uma linha de produtos exclusivos e personalizados, como agenda e calendários, que contam com fotos das crianças que são atendidas pela instituição. O instituto, que existe há 18 anos, é uma entidade civil, de caráter filantrópico e sem fins lucrativos e tem como objetivo prestar atendimento clínico e assistência a pessoas surdocegas e com múltiplas deficiências devido à paralisia cerebral.
O Instituto Bruno se mantém através de doações, 80% da renda da instituição vem de telemarketing, mas que sofreu uma queda de 30%. “Essa ideia surgiu diante da dificuldade que a instituição vem passando por conta da crise que assola nosso país e isso que nos afetou”, conta a presidente do instituto, Carla Dias.
Os novos produtos variam entre 20 e 30 reais. A linha foi produzida em parceria com vários artistas locais. “Os artistas viram a possibilidade de nos ajudar com o que eles têm de melhor e o retorno para nós foi muito importante”, conta a presidente.
O pintor e desenhista Gerson Guedes foi um dos colaborares do projeto. Ele pintou uma imagem de Juiz de Fora para que a Instituto Bruno pudesse usar nos produtos. “Quando eu vejo que é uma coisa séria que vai dar um retorno social, eu estou sempre aberto a ajudar. A arte é uma via de mão dupla, não tem que satisfazer só o artista, ela tem que ter engajamento social. Se você recebeu um dom, é bom você compartilhar com os outros”, conta o artista.
Aluizio Barbosa, fotógrafo, também colaborou com o projeto. As fotos presentes no calendário foram feitas em parceria com o estúdio dele. “O clima das fotos foi de alegria. Eu queria que as pessoas olhassem e vissem crianças, pessoas alegres. Todos participaram, brincaram e eu pegava os melhores momentos. É uma coisa muito positiva e eu acho que temos que fazer isso, é uma obrigação como ser humano”, conta Aluizio.
O INSTITUTO BRUNO
O Instituto Bruno foi fundado no dia 3 de janeiro de 2000, se tornando o primeiro centro de reabilitação integrada de Minas Gerais e o único da Zona da Mata mineira que presta atendimento totalmente gratuito em diversas áreas. Atualmente, 55 pessoas, de Juiz de Fora e região, são atendidas pela Instituição, enquadrando-se com os registros de Utilidade Pública Estadual, Municipal e outros.
O instituto oferece serviços de fonoaudiologia, fisioterapia, serviço social. psicomotricidade e recreação e também capacitações de comunicação em Braille e Libras (Língua Brasileira de Sinais).
COMO AJUDAR
Para aqueles que querem doar, basta procurar o setor de doação do Instituto Bruno através do telefone (32) 2102-4300.
Para aqueles que querem se tornar voluntário é preciso ir até a instituição para realizar um cadastro. Para maiores informações você pode entrar no site do Instituto Bruno ou ligar para o número (32) 2102-4300.