Estoque de sangue RH negativo está em falta no Hemominas

O Hemominas, que atende 57 hospitais da Zona da Mata, sendo eles particulares e públicos, registra queda no número de doadores. Lidiane Moura, a responsável pela captação e cadastro de doadores de sangue, explica que essa diminuição está relacionada com o frio neste período do ano. “No inverno, muitas pessoas ficam com a saúde mais instável, tendo problemas respiratórios, e acaba não vindo doar. Normalmente temos 160 doadores por dia, e hoje este número está bem inferior”, explicou Liliane.

Segundo Lidiane, o RH positivo está com uma quantidade satisfatória, apesar da queda de doação. Mas a falta no estoque é de RH negativo, que está 30% abaixo do ideal. “Nós estamos precisamos de todos os estoques sanguíneos, mas o que está mais abaixo e que estamos precisando mais é de O e A negativo. O A, poucas pessoas possuem este fator. Já o O negativo, ele é a nossa carta curinga, porque é universal”, disse Moura.

 

Ato de solidariedade

É um ato não só de generosidade, mas também de cidadania. Assim definiu a doadora Liliane Oliveira, de 28 anos, sobre a importância de doar sangue.

Liliane, doadora desde 2013, nos contou que a sua vontade de doar surgiu quando seu irmão era mais novo e sofreu um acidente, onde precisou de sangue toda semana, durante seu tratamento. Na época, ela não podia doar, por ser menor de idade, mas percebeu o quanto era importante aquela ação.

Durante a entrevista, a jornalista ainda falou sobre a importância das campanhas de doações, que não são raras, mas, a seu ver, devem trazer mais informações, como questões de tatuagem, vacinação e outras questões. Para ela, muitas pessoas deixam de doar pela desinformação.

Por fim, afirmou que a doação não prejudica em nada para quem doa e só melhora a vida de quem recebe. “Poder ajudar a salvar a vida de quatro pessoas em um único ato de solidariedade, é maravilhoso”.

Como fazer para doar

Para se tornar um doador, o voluntário precisacomparecer com documento de identidade com foto em mãos. No local, será feito uma avaliação médica sobre a saúde do doador. Além disso, precisa ter mais de 50 kg, não tendo contraído hepatite depois dos 11 anos. A idade permitida é entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 precisam estar acompanhados com seu responsável ou apresentar uma autorização oficial. Já entre 60 e 69 anos, o doador precisa já ter doado anteriormente.

Caso a pessoa tenha tatuagem, é necessário que espere um ano para fazer a doação.

Quem já doou, deve observar o prazo entre as doações: os homens podem doar de 2 em 2 meses, respeitando a regra de doarem no máximo 4 vezes ao ano. Já as mulheres, o prazo é de 3 em 3 meses, sendo permitido a doação de até 3 vezes no ano.

Mais informações: http://www.hemominas.mg.gov.br/

 

 

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.