O comércio de Juiz de Fora se prepara para uma das épocas mais lucrativas do ano: o Dia dos Pais, em 12 de agosto. Embora perca para outras comemorações, como o Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados, a data reservada aos pais é considerada um bom momento de crescimento nas vendas.
Apesar de 2018 ter começado de forma desanimadora, já que houve queda nos lucros do comércio nos primeiros seis meses, a expectativa é que o Dia dos Pais gere um resultado superior ao dos últimos quatro anos. Para o presidente do Sindicomércio-JF, Emerson Beloti, esse aumento pode variar entre 2% e 3%. “Essa é uma ótima oportunidade para impulsionar as vendas no setor e ajudar a girar a economia nesse momento de recuperação econômica”, afirma ele.
Quem também está otimista é o empresário mineiro. Segundo pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), mais da metade dos comerciantes (57,4%) acreditam no crescimento das vendas nesta data. O índice representa um aumento de 4,5% em relação ao mesmo período de 2017. Entre as ações para vender mais nessa temporada, os lojistas apostam nas liquidações de artigos de inverno (44,8%) como a principal estratégia para gerar oportunidades de compra, e também na utilização de propaganda (30,9%) que traz o apelo emocional como forma de estimular a procura por produtos masculinos de vários segmentos.
Em terceiro lugar na lista de métodos para atrair o consumidor, os empresários apontam a diversificação do mix de produtos (6,7%).É com esse pensamento que vem trabalhando o empresário Getúlio Moraes, dono da loja Amor Expresso. Com um bom estoque de artigos para presente, principalmente em objetos personalizados para os pais, ele acredita que as vendas possam aumentar entre 10%e 15% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Ainda segundo a pesquisa da Fecomércio-MG, entre consumidores entrevistados, 34,3% afirmam que vão presentear na data, número inferior aos 37% apurados em 2017. Entre o grupo que pretende comprar, 88,8% irão adquirir presentes que não devem ultrapassar o valor de R$200, sendo que a maioria (63,3%) pretende gastar menos em relação ao ano passado.
Os presentes mais procurados serão roupas (50%), calçados (14,7%) e itens de perfumaria (14,7%). Já a forma principal de pagamento, segundo os entrevistados, será à vista no dinheiro ou no cartão de débito (71,3%).
Outro setor que se beneficia do Dia dos Pais é a rede de bares e restaurantes. Muitos donos de estabelecimentos da região esperam que os pais saiam de casa para almoçar ou jantar, junto com os filhos, em algum local da cidade. Como é o caso da empresária Janete Azzi, proprietária do restaurante Trem da Terra, que acredita que o movimento na casa deve aumentar cerca de 30% em relação aos dias comuns. “Por ser uma data significativa, esperamos que muitos não deixem esse dia especial passar em branco”, diz ela.
Para contornar a crise econômica e a diminuição do poder aquisitivo do brasileiro, o jeito para convencer as famílias a irem aos restaurantes será apostar em promoções e cardápio especial. “Nós sempre nos preocupamos em fazer descontos especiais para quem vier na casa e também promoções em cartões e revistas. É uma das alternativas para suprir as perdas com a crise dos últimos anos”, diz ela.