Cultura é uma construção diária, edificada a partir de relações e interações da sociedade. Passo a passo, transferindo e absorvendo valores, costumes, hábitos, dialetos, ideias, as manifestações alicerçam as características daquele povo, diferenciando-o dos demais e o tornando único. Visando enriquecer, trocar experiências e ajudar o próximo, nos dias 11 e 12 de agosto será realizado o primeiro “Worksamba em Jf” no Museu Ferroviário
O projeto, em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e do Instituto Cultura do Samba, traz diretamente do Rio de Janeiro a professora internacional Jessica Guirgo para ministrar passos iniciais e avançados de samba no pé e expressões corporais para artistas, profissionais e interessados em aprender o molejo carioca.
Com mais de 10 anos de carreira, a Musa da Estácio de Sá, traz no currículo formação em balé clássico, dança flamenca e em danças árabes e contemporâneas. Atuou em nove países da Europa levando a cultura do carnaval carioca e danças brasileiras como coco, afro, maracatu, xaxado, forró, lambada, axé, carimbó e lundu. Assinou pela primeira vez a coreografia de uma comissão de frente em 2018, tirando nota máxima, e colocando o GRES Embalo do Engenho Novo em quarta posição. Atualmente, é Coach Dancer da ala de passistas da Estação Primeira De Mangueira e idealizadora de workshops filantrópicos que estão rodando o Brasil e chega pela primeira vez em Juiz de Fora.
Para Gabriel Bertolini, Samba Costumer Designer e organizador do evento, viabilizar a interação cultural é perpetuar nosso carnaval: “Comecei no samba de maneira simples e pequena. Vivo do samba o ano todo e ajudar a trazer essas aulas para a cidade é devolver para a sociedade mais do que aprendi. Acredito que profissionalizando nossas meninas, trazendo conhecimento e estrutura podemos sim melhorar a qualidade de vida e perpetuar nossa cultura.”
No sábado, 11, a partir das 14 horas acontece o “Worksamba” que vai ensinar teoria e prática voltados para a história do samba, diferença entre estilos e dos passos de passistas masculinos e femininos, influência do samba em danças não brasileiras e o uso de movimentação em bossa. Já no domingo, 12, a partir das 10 horas, os ensinamentos ficam voltados para bailarinos, artistas e profissionais. O samba Expression tem como conteúdo treinamento de expressão corporal e facial aplicado ao samba.
As inscrições serão feitas através do email worksambajf@hotmail.com e com taxa de 1 kg de alimento não perecível por aula, exceto sal, para ser entregue no dia. Todos os alimentos arrecadados serão doados a instituição de caridade da cidade.
Fonte: Assessoria Museu Ferroviário