Nós ainda temos alguns feriados e feriadões neste segundo semestre, 7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro que são numa sexta-feira, 15 de novembro, quinta-feira; então ainda podemos nos aventurar numa excelente viagem.

 

Nem todo mundo fica feliz com tantos feriados emendáveis, mas os viajantes, sim. Porém, pegar a Ponte Rio/Niterói entupida pode ser até mais estressante que um dia de trabalho. Em vez de tomar o caminho de sempre rumo ao litoral mais próximo, que tal aproveitar esses feriados para ver uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza, como Foz do Iguaçu, conhecer uma capital latina, como Santiago, ou revisitar os malbecs e as pariillas de Buenos Aires? Confira, algumas sugestões de destinos sob medida para viagens curtas e um calendário pra se programar.

 

Em apenas três ou quatro dias, não dá para perder tempo com longos deslocamentos. Que bom que, qualquer que seja o feriado, há sempre um destino nacional bacana na época certa.

 

INHOTIM, Minas Gerais, reserve dois dias para conhecer o Inhotim, em Brumadinho, o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo, dono de exuberante jardim botânico e 22 galerias. Nelas, instalações, esculturas e fotos estimulam tanto o especialista em arte quanto o leigo. Depois, curta o fim do feriado em Belo Horizonte.

Em Inhotim (272 km de Juiz de Fora) é possível conhecer o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo. Foto: Divulgação

 

CIDADES HISTÓRICAS, Minas Gerais – das principais cidades históricas, Ouro Preto – de acervo barroco inigualável – é a mais próxima de BH e base para visitar Mariana. Tiradentes alia preservação com pousadas chiques e ótima culinária. Uma Maria-fumaça liga a cidade a São João del-Rei.

 

LENÇÓIS MARANHENSES – mesmo sem aeroporto próximo, um feriado é suficiente para se ter uma noção das paisagens absurdas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Para ver as dunas que represam a água das chuvas, uma viagem básica deve incluir as lagoas Azul, Bonita e das Andorinhas. Encaixe também o passeio de barco pelo Rio Preguiças até o povoado de Atins.

 

JERICOACOARA, Ceará – área de proteção ambiental cercada de dunas, lagoas e postais naturais como a Pedra Furada, “Jeri” é uma vila que preserva ruas de areia e um charme involuntário, apesar do cosmopolitismo que chega na mochila dos gringos do kite. Desde setembro de 2017, há uma taxa diária de R$5,00 por visitante, percalço menor diante da inauguração do aeroporto, que recebe voos de Campinas e, também de Congonhas.

 

CHAPADA DIAMANTINA, Bahia – é preciso mais que um feriado para explorar os 1500 km2 de morros cânions e cachoeiras da Chapada. Mas o aeroporto próximo e as atrações no entorno de Lençóis – Morro do Pai Inácio, Cachoeira dos Mosquitos e grutas Torrinha e Pratinha – garantem agilidade para degustar o superlativo parque nacional.

Para quem pode estender o percurso a dica é explorar os 1500 km2 de morros cânions e cachoeiras da Chapada Diamantina. foto: Divulgação

 

PANTANAL, Mato Grosso/Mato Grosso do Sul – para fugir da urbe, nada se compara a pescar piranha, focar jacaré e ver de perto aves, capivaras, e tamanduás. Assim é o Pantanal, que tem base em Poconé, no Mato Grosso, e Corumbá, Aquidauana e Miranda, no Mato Grosso do Sul. Hotéis-fazenda e pousadas da Estrada-Parque (Pantanal Sul) e Transpantaneira (Norte) organizam os passeios ecológicos.

 

BRASÍLIA, Distrito Federal – resultado da soma dos talentos de Niemeyer & Cia., a capital federal tem arquitetura monumental acessível – os principais cenários do poder são abertos ao público – e diárias baixas nos feriados. Em quatro dias, dá pra ver famosos prédios públicos, a catedral, passear no Paranoá e até visitar Pirenópolis, cidade histórica com cachoeiras.

 

BONITO, Mato Grosso do Sul – desde fevereiro de 2017, chegar a Bonito está mais prático com os voos da Azul saindo de Campinas – mas não reserve menos do que quatro dias para visitar o melhor destino de mergulho fluvial do Brasil. Conhecida por sua organização, a cidade atrai muitas famílias aventureiras, dada a facilidade de flutuar em rios cristalinos cheios de peixes.

Conhece Bonito? A viagem é incrível, mas não reserve menos do que quatro dias para visitar o melhor destino de mergulho fluvial do Brasil Foto: Divulgação

 

FOZ DO IGUAÇU, Paraná – existe um desconto para que compra o Passaporte 3 Maravilhas, que dá acesso ao parque nacional, ao Marco das Três Fronteiras e à Usina de Itaipu. Foz tem ainda o aclamado Parque das Aves, e, atravessando a fronteira, o imperdível lado argentino das cataratas.

 

GRAMADO, Rio Grande do Sul – associada ao inverno, Gramado tem neve o ano inteiro no Snowland, onde é possível esquiar, patinar e brincar no gelo. Também não é preciso ir em dezembro para ver o Papai Noel, que está sempre em sua Aldeia. No primeiro semestre de 2018 a cidade ainda ganhará o segundo Hard Rock Café do país.

 

BEACH PARK, Ceará – apesar do último problema acontecido no mês passado o Beach Park é o segundo melhor parque aquático do mundo, não pára de se inventar. De tempos em tempos um novo brinquedo é lançado.

 

RIO QUENTE RESORTS, Goiás – junto com Caldas Novas, o Rio Quente forma o maior manancial hidrotermal do mundo. O complexo é dividido entre o relaxante Parque das Fontes, exclusivo dos hóspedes dos hotéis da rede, e o mais ativo Hot Park, cujas atrações incluem a Praia do Cerrado e o Xpirado, toboágua com 32 metros de altura.

 

THERMAS DOS LARANJAIS, São Paulo – Parque aquático de Olímpia, o Thermasinaugurou, em outubro, uma montanha-russa aquática na qual “trilhos” de água impulsionam boias para curvas e descidas em alta velocidade.

 

BETO CARRERO WORLD, Santa Catarina – o maior parque temático da América Latina tem três montanhas-russas – duas delas com loopings – e áreas temáticas dos personagens de Kung Fu Panda, Shrek e Madagascar. Outro destaque do Beto Carrero é o Extreme Show, com carros e motos em manobras radicais.

 

BUENOS AIRES, Argentina – fácil de chegar, a cidade é proveitosa até para quem já a conhece. Nos últimos anos, a cidade inaugurou o Centro Cultural Kirchner, o museu de fotografia FoLa e o outlet Distrito Arcos e há ainda carnes, os vinhos, museus e bairros que ninguém se cansa de revisitar. A capital também é base para ir à uruguaia Colônia Del Sacramento, a 1h15 pelo Buquebus.

 

SANTIAGO, Chile – Cordilheira ao fundo, a moderna capital chilena é fácil de ser conhecida a pé e tem programas variados, do Centro cheio de história à panorâmica do Cerro San Cristóbal, passando por vinícolas como a Concha y Toro, a meia hora da cidade. Num feriado de quatro dias, separe um deles para visitar Valparaíso e Viña Del Mar, no Pacífico, ou, no inverno, as estações de esqui (a cerca de 1h30) coberta de neve; em setembro ainda se consegue neve no Vale Nevado.

 

LIMA, Peru–se Machu Picchu exige mais deslocamentos e cuidados com o clima, em Lima quase não chove e o voo é direto. O ponto alto está na cena gastronômica: o Maido e o Central são as duas melhores cozinhas da América Latina, pela Restaurant.

 

Dica: Cheque os feriados nacionais, estaduais e municipais e agende as férias para um mês que não programe nenhuma pausa.

 


I Circuito Sabores de Tiradentes

EVENTO

O Circuito Sabores de Tiradentes é um evento gastronômico e cultural que objetiva reunir restaurantes e bares da cidade a fim de propagar a culinária local e movimentar a cidade de Tiradentes. Um foco muito importante deste Circuito é proporcionar um evento que atenda também aos morados de Tiradentes e arredores.

O Circuito Sabores de Tiradentes tem o apoio da Prefeitura de Tiradentes

Serão eleitos pelo público os 3 melhores pratos servidos no evento. Os estabelecimentos participantes apresentarão pratos exclusivos e com preços únicos – 45,00. Sabores de Tiradentes é um circuito gastronômico que acontecerá dentro dos próprios estabelecimentos. Trata-se de uma iniciativa inédita na cidade.

  • DATA: 02/08 A 12/08 DE 2018
  • SERÃO PREMIADOS OS TRÊS PRATOS MAIS VOTADOS PELO PÚBLICO

A ORGANIZAÇÃO

O canal TIRADENTES NOTÍCIAS é o idealizador do Circuito Sabores de Tiradentes.

O Chef José Fernando Bittencourt comanda o restaurante Estação Tiradentes, é editor do canal Tiradentes Notícias (facebook.com/tiradentesnoticias), já atuou no Comida de Boteco em BH e participou oficialmente do Festival de Gastronomia de Tiradentes em 2016.

 

 

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.