Muitas pessoas sofrem com a má digestão diariamente, tendo como principais sintomas: enjôos, eructações (arrotos), vômitos, sonolência após refeições, dores abdominais e, principalmente, sensação de estômago cheio. As principais causas para esse desconforto é comer de pressa sem mastigar direito os alimentos, beber muito líquido durante as refeições e abusar de alimentos gordurosos e frituras.

Segundo a nutricionista, Bárbara Valle, esses sintomas se intensificam principalmente no inverno, quando a temperatura do nosso corpo cai, e as pessoas passam a ingerir mais alimentos, principalmente, os mais gordurosos. “No inverno, as pessoas acabam tendo uma necessidade maior de comer mais, devido ao frio. Como as temperaturas abaixam muito, o nosso corpo tem uma necessidade maior de ingerir mais alimentos para suprir esta baixa temperatura. O problema é que as pessoas acabam exagerando em alimentos gordurosos; as sopas ganham carnes e ficam mais ‘gordas’, toma-se mais chocolate quente devido ao frio, ou ingerem-se alimentos que levam creme de leite e temperos fortes. Então, isso acaba levando à má digestão, porque as pessoas acabam comendo errado”, explica a nutricionista.

Ainda segundo Bárbara, o aumento do consumo desses alimentos de base gordurosa (gordura trans, hidrogenada) e de doces, acarreta no aumento de peso e pode levar a pessoa ter outros tipos de problemas (gastrite, colesterol alto, refluxo, etc.) devido à má digestão, ocasionando, também, a má absorção das vitaminas e minerais para o corpo.

 

Outros alimentos que ajudam a melhorar a digestão são os chás naturais. Foto: Rafaela Frutuoso

Recomendações

Como forma de evitar esses desconfortos, a nutricionista diz que sempre recomenda aos seus pacientes não ingerir comidas tão quentes para evitar que atinjam as paredes da mucosa gástrica. Além disso, dar preferência para alimentos mais leves e naturais como frutas (ameixa, mamão, limão, banana, etc.) e vegetais folhosos, por exemplo.

Bárbara ainda ressalta que é bom evitar beber líquidos durante as principais refeições do dia (almoço e jantar). “Recomenda-se beber meia hora antes de comer ou duas horas após, porque ele acaba diluindo o suco gástrico e dificulta a digestão do alimento”, orientou.

Outros alimentos que ajudam a melhorar a digestão são os chás (hortelã, alecrim, chá verde, chá de boldo), os iogurtes, principalmente os naturais, pois eles possuem maior fermentação e uso de azeite nos alimentos. De acordo com Bárbara, é recomendável, também fazer exercícios físicos, beber muito líquido ao longo do dia e ter uma boa noite de sono.

A nutricionista ainda afirma que alguns alimentos reagem de diferentes formas em cada indivíduo, um exemplo citado durante a entrevista foram as frutas. O abacaxi, por exemplo, ajuda algumas pessoas, mas outras reclamam que não se sentem bem ao ingeri-lo. Por isso, recomenda-se sempre que procure a opinião de um especialista para tratar os problemas de cada indivíduo de acordo com o seu o seu corpo.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.